TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atribuições da Auditoria

Por:   •  19/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 : Apresente as atribuições da Auditoria Interna, Auditoria Independente e Conselho Fiscal e evidencie as diferenças mais marcantes entre esses órgãos de fiscalização e controle.

Auditoria Interna: identifica riscos e atua para minimizar a probabilidade da ocorrência e impacto, identifica oportunidades de melhoria nos controles, processos e sistemas. A auditoria interna pode interagir e colaborar com as áreas de controle interno, risco e compliance e ainda com a redução de custos e eventual aumento de receitas.

Auditoria Independente: deve assegurar a credibilidade das informações financeiras de uma determinada entidade, opinar se as demonstrações contábeis preparadas pela administração representam em todos os aspectos relevantes, sua posição patrimonial e financeira. Deve avaliar também se os controles internos utilizados pela administração são suficientes para permitir a elaboração das demonstrações financeiras.

Conselho Fiscal: é o órgão que deve fiscalizar de forma independente do conselho de administração e da diretoria, busca contribuir para salvaguardar o interesse da própria CIA, fiscaliza os atos dos administradores, opina sobre diversas matérias, denuncia desvios e irregularidades e deve prestar contas diretamente aos acionistas por meio de pareceres.

Questão 2: Quais são os artefatos de governança que visam proteger os interesses dos acionistas minoritários e/ou majoritários. Explique.

- Tag Along: trata-se de um sistema de proteção aos acionistas minoritários de uma empresa de capital aberto, na qual garante a esses acionistas o direito de venderem suas ações, caso o controle da CIA mude para um investidor que até então não fazia parte da empresa.

- Poison Pill – são táticas utilizadas para dificultar ou impedir aquisições hostis, na qual limita as aquisições de ações por cada acionista, acima desse limite essas ações devem ser compradas com um prêmio em relação ao valor de mercado, com o intuito de proteger o interesse de todos os acionistas da empresa.

- Drag Along – muito utilizada em negociações de private equity em que a empresa que está adquirindo participação exige a inserção de cláusula que obriga o minoritário a vender sua participação no caso de uma negociação futura que enseja a venda de 100% da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com