TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Competencias Profissionais

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.541 Palavras (27 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso: Ciências Contábeis

Período Letivo: 2015 - Semestre: 7º

Polo: Fortaleza / Centro

DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

ATPS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Tutor presencial: Ricardo Ferreira Lima

Professor EAD: Luiz Gustavo Fernandes

Equipe:

EVIDHOW SOUSA MALHEIROS- R.A 375335

FRANCISCO PAIXÃO BARBOSA – R.A 397520

EDUARDO MACEDO – RA 366680

FLABERT - RA 389890

CARLOS JHEFERSON MOTA FERREIRA RA 302474

TEOGENES TAVARES DAMASCENO DE SOUSA – RA 1299110508

Fortaleza –CE – Maio de 2015

SUMÁRIO

          INTRODUÇÃO         3

         RESUMO        4

        ANÁLISE MACROAMBIENTAL        5

       TIPOS DE MERCADOS DOS CLIENTES        6

       AMBIENTE DEMOGRÁFICO..................        8

       AMBIENTE ECONÔMICO         8

        JUSTIFICATIVA ..        10

        CONSTITUIÇÃO DA EMPRESA............................................11

         FUNCIONAMENTO DA EMPRESA        14

        CUSTOS INICIAIS DA EMPRESA.........................................16

         PREVISÃO DE FATURAMENTO..........................................20

             CONCLUSÃO ..          21

        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS          21

 ETAPA 1

INTRODUÇÃO

                 O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. Os ambientes político e econômico do país não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreendedora. O SEBRAE é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto a essa entidade todo o suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. O histórico da entidade Softex pode ser confundido com o histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990. A entidade foi criada com o intuito de levar as empresas de software do país ao mercado externo, por meio de várias ações que proporcionavam ao empresário de informática a capacitação em gestão e tecnologia.

                Foi com os programas criados no âmbito da Softex em todo o país, junto a incubadoras de empresas e a universidades/cursos de ciências da computação/informática, que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. Até então, palavras como plano de negócios (business plan) eram praticamente desconhecidas e até ridicularizadas pelos pequenos empresários. Passados 20 anos, pode-se dizer que o Brasil entra na segunda década deste novo milênio com todo o potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo o mundo, comparável apenas aos Estados Unidos, onde mais de duas mil escolas ensinam empreendedorismo. Seria apenas ousadia se não fosse possível. Ações históricas e algumas mais recentes desenvolvidas começam a apontar para essa direção. (Dornelas, 2001).

ELEBORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO PARA ABERTURA DA EMPRESA SUPERMERCADO ASSOCIADOS LTDA.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

RAMO DE ATIVIDADE: COMÉRCIO ALIMENTÍCIO

EMPRESA: SUPERMERCADO ASSOCIADOS LTDA

LOCALIZADO: EM FORTALEZA – CEARÁ

BAIRRO: SERRINHA

           

RESUMO

              O Plano de Negócio é visto como uma ferramenta poderosa utilizada para estudar a viabilidade de novos negócios. Ele é muito importante ao empreendedor para que ele orientado pelo plano não corra o risco de um fracasso em seu novo empreendimento, haja vista que no Brasil onde há uma taxa de mortalidade muito alta para novas empresas. A pós-finalizado, o plano é apresentado para todas as partes envolvidas (fornecedores, parceiros e colaboradores) a fim de evitar o risco de um investimento. Dentro deste cenário, este trabalho elaborou um plano de negócio focado nas áreas marketing e finanças para pesquisar a viabilidade de se instalar a primeira loja de Supermercado Associados Ltda. O desafio deste novo negócio é colocar a empresa pela primeira vez em contato direto com o cliente final. Para isto, foi analisado o mercado, os concorrentes, preço dos concorrentes, analisado se existe a carência nesta localidade a viabilidade de se instalar a loja Supermercado Associados Ltda. Feito todo este estudo, verificou-se a real possibilidade do projeto tornar real e lucrativo.

ANÁLISE MACROAMBIENTAL:

              Análise macroambiental de uma empresa é constituída de participantes e forças externas a ela que afetam a capacidade da administração em desenvolver e manter bons relacionamentos com seus clientes. Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças. Empresas bem sucedida sabem a importância de estar sempre observando e se adaptando ao ambiente em mutação.

No nível macroambiental, incluem a missão da empresa, os objetivos, os fornecedores, as forças próximas à empresa que afeta sua capacidade de atender seus clientes, intermediários de marketing e os diversos públicos. É o ambiente interno da empresa, ou seja, as áreas funcionais que têm um impacto sobre planos e ações.

Público, Clientes, Empresa, Fornecedores, Concorrentes, Intermediários.

Forças próximas à empresa que afeta sua capacidade de atender seus clientes.

A empresa

Ao desenvolver planos, a administração precisa contar com outros grupos da empresa, como, por exemplo, o alto escalão e os departamentos financeiros, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de compras, de produção e de contabilidade.

Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa. O alto escalão estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas e a política da empresa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (336.6 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com