TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Demonstrações Contabeis

Por:   •  7/5/2015  •  Seminário  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6

Origem e conceito de Auditoria

        A Auditoria surge na Idade Moderna tendo iniciado na Europa. Seu objetivo desde o início esteve associado aos negócios. A palavra auditoria vem do latim e tem como sinônimo, ouvir (ATTIE, 2006).

Sua prática começa na Inglaterra. Assim foi traduzida para a língua inglesa ficando “auditing”. Primeiramente o termo auditoria significava “o conjunto de procedimentos técnicos para a revisão dos procedimentos contábeis” (ARAÚJO, 2006, p. 13).

Observa-se, segundo os apontamentos acima, que a Auditoria surge na Idade Moderna tendo iniciado na Europa. Seu objetivo desde o início esteve associado aos negócios.

Contudo, os trabalhos de Auditoria não ficaram limitados a alguns países da Europa e nem mesmo a este continente, a exemplo, na atualidade a utilização de Auditorias espalhou-se por países europeus, e americanos.

No Brasil, o desenvolvimento da auditoria surgiu quando o BACEN (Banco Central) criou normas oficiais de auditoria em 1972, para o controle do sistema financeiro. A obrigatoriedade da aplicação da auditoria teve inicio na Bolsa de Valores por meio da Lei 6.385/76, após a regulamentação da Lei 6.404/76, Lei das SA´s (Sociedades Anônimas) (OLIVEIRA; GOMES; PORTO, 2012, p.2).

Portanto, de acordo com os mesmos autores a auditoria é uma atividade praticamente nova no Brasil que cada vez mais ganha espaço no apoio a gestão empresarial (OLIVEIRA; GOMES; PORTO, 2012, p.2).

         A Auditoria está ligada a aparecimento de organizações que mediante crescimento do seu empreendimento e dos interesses por partes das pessoas envolvidas, surge para atender anseios econômicos e financeiros de investidores empresariais.

Auditoria é uma verificação das transações, operações e procedimentos efetuados por uma entidade onde são examinados documentos, livros, registros, demonstrações e de quaisquer elementos de consideração contábil, objetivando a veracidade desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes e visando a apresentação de opiniões, críticas, conclusões e orientações (GOMES; ARAÚJO; BARBOZA, 2009, p.2).

Ainda segundo os autores acima, a função da auditoria consiste em controlar áreas-chaves nas empresas para que se possam evitar situações que provoquem fraudes, desfalques e subornos, por meio de verificações regulares nos controles internos específicos de cada organização (GOMES; ARAÚJO; BARBOZA, 2009).

Importante esclarecer que a auditora pode ser classificada, conforme realização feita por Araújo et al (2008), no que se refere ao campo de atuação como auditoria governamental ou pública e Privada.

Referente ao objetivo de ação a auditoria pode ser contábil ou financeira e Operacional; Integrada. Relacionado à sua forma de atuação enquanto interna e externa (ARAÚJO, et al 2008). Embora o foco do presente estudo recaia na auditoria interna, a seguir apresenta-se uma rápida explanação a respeito dos dois modos.

Na definição de Attie (2006, p. 31) “Auditoria Externa ou Independente tem como objetivo o exame das demonstrações financeiras e expressar uma opinião sobre a propriedade das mesmas, e assegurar que elas representem adequadamente a posição patrimonial e financeira”.

Já a auditoria interna na visão de Attie (2006, p. 28) “é criada dentro da empresa para examinar e avaliar suas atividades, como um serviço a essa mesma organização. A proposta da auditoria interna é auxiliar os membros da administração a desincumbirem-se eficazmente de suas responsabilidades”.

Auditoria Interna

        Na definição de Crepaldi (2004, p.41) a auditoria “constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade”.

Segundo Wernli, (2013, p. 12) “a auditoria interna tem a função de auxiliar a alta administração a compreender o ambiente dinâmico e complexo das organizações para minimizar os potenciais riscos do negócio”.

        A auditoria interna conseguirá alcançar seus objetivos na medida em que haja o alinhamento da sua função com os objetivos estratégicos da organização. Estabelecendo clara comunicação com a administração organizacional (BASIOUDIS, 2013).

De acordo com Attie (2012) a auditoria interna significa um trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos, que geralmente são realizados por um departamento. Contudo, a auditoria interna refere a procedimentos de organização adotados como planos permanentes da empresa.  Nesse sentido, Wernli, (2013, p. 58) conclui que:

A auditoria interna tem inúmeras possibilidades de contribuir para as organizações através de iniciativas que visam antecipar riscos potenciais - por meio da ampliação de sua atuação tradicional em direção a um novo perfil de consultor que antevendo riscos futuros – e mantendo alinhadas as expectativas da alta administração com a sua desempenho, podendo agregar cada vez mais valor ao negócio.

           

         Importante destacar que auditoria interna tem como objetivo fazer a avaliação das operações e controles da empresa a fim de identificar se os procedimentos e políticas estão sendo seguidos. Verificar se os padrões estabelecidos são cumpridos, se os recursos são usados de modo eficiente e econômico assim como se os objetivos da empresa estão sendo atingidos (MIGLIAVACCA, 2002, p. 142).

É uma ferramenta que auxilia a administração da empresa a desenvolver adequadamente suas atribuições, desenvolvendo análises, recomendações e comentários objetivos, assegurando que os controles internos e rotinas de trabalho estejam sendo executados, sendo uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, dentro da entidade, que adiciona valor e melhora os processos de gerenciamento de risco, controle e governança (SANTOS; BUESA, 2014, p. 10).

            Observa-se que “a auditoria é importante para a empresa, pois ajuda a alcançar os objetivos planejados pelos seus administradores, de forma a ter uma perspectiva para o futuro” (SANTOS; BUESA, 2014, p. 15).

        Compartilhando da teoria de Morais e Martins (2003, p. 63) a auditoria interna assume grande importância para o desenvolvimento de uma empresa em razão de suas funções são responsáveis por:

  • examinar e apreciar a razoabilidade, a suficiência e aplicação dos controlos contabilísticos, financeiros e operacionais e promover um controlo eficaz a um custo razoável- relação custo/benefício com base na avaliação do risco;
  • verificar até que ponto os ativos da entidade estão justificados e livres de ónus bem como se os processos de governação são adequados;
  • avaliar a qualidade e eficácia do trabalho desenvolvido pelos trabalhadores;
  • recomendar melhorias no sistema.

             Dessa forma sua finalidade consiste no desenvolvimento e planejamento capaz de auxiliar a empresa no alcance dos seus objetivos com base em abordagem sistêmica e com disciplina podendo assim, avaliar a eficácia da gestão melhorar os resultados da empresa (SANTOS; BUESA, 2014).

Referências

ARAÚJO, Inaldo da Paixão Santos. Introdução à Auditoria Operacional. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (111.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com