TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local?

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 3

O Dr. Carlos Vainer, professor pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano - IPPUR/UFRJ

As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local?

Carlos Bernardo Vainer

Quem é?

Economista, sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social/Université de Paris - Panthéon/Sorbonne. Professor Titular do IPPUR/UFRJ e Coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2018). Coordenou o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (2010-2016) e coordena o Curso de Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ. Integrou o Comitê Técnico do Plano Diretor UFRJ-2020. Foi Secretário Executivo e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR. Coordenou o Grupo de Trabalho sobre Migrações Internas da Associação Brasileira de Estudos Populacionais. Integrou o Steering Committee do II World Planning Schools Congress, México, 2006. Coordenou o Program of Research and Cooperation on Social Movements in the South - Brazil, South Africa, India and Tailand (2005-2008) e dirigiu o Pôle d´Excellence Métropoles, Inégalités et Planification Démocratique (Agence Universitaire de la Francophonie ? 2007/2012). Integrou o Dams and Development Fórum/UNEP e a Comissão Especial sobre Violações dos Direitos Humanos Decorrentes da Implementação de Barragens, criada pela Resolução 26/2006 do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Lidera o ETTERN (Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza), onde dirige a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Sócio-Ambiental de Barragens, a Assessoria Técnica e Educacional Meio Ambiente e Barragens e coordena o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. Tem desenvolvido e orientado pesquisas nas seguintes áreas: desenvolvimento regional e urbano, políticas urbanas, metodologias e modelos de planejamento, políticas migratórias, impactos sociais e ambientais de grandes barragens, conflitos sociais resultantes da implantação de grandes projetos, conflitos sociais urbanos, movimentos sociais urbanos, globalização e movimentos sociais comparados.

SÍNTESE DO TEXTO

As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local?

Carlos Bernardo Vainer

Introdução:

Na introdução o autor discorre que os políticos e partidos progressistas – tem reiterado que a luta para conquistar dos governos municipais tem outros objetivos, mais ambiciosos e generosos do que simplesmente administrar a crise econômica e social.

Diante do contexto, o autor faz alguns questionamentos:

Será que é uma pretensão realista?

Até que ponto é possível inventar trilhar caminhos que realmente ultrapassem o limitado horizonte de gestão da crise e da adesão subordinada à guerra dos lugares?

É possível ir além de uma ação governamental cuja virtude máxima seja a de apaziguar localmente os conflitos sociais engendrados pela estrutura social agravados pela ofensiva neoliberal?

Em que medida, apesar dos constrangimentos de toda a ordem a que estão submetidos, podem os governos municipais alterar significativamente o quotidiano alienante e miserável da imensa maioria dos citadinos?

O autor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com