TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O poder e o poder político como problemas

Por:   •  6/12/2017  •  Resenha  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  1.288 Visualizações

Página 1 de 3

Elvis Alexandre Candria Pires

Resenha: O poder e o poder político como problemas

Neste capítulo do livro Iná Elias de Castro aborda os temas poder e território dentro do contexto da política com o objetivo de esclarecer como se dão as relações de poder e os métodos de aplicação do mesmo no território e como o território por si só é uma ferramenta essencial para a existência do poder como instituição política.

O poder é apresentado á geografia como um objeto de estudo dotado de múltiplos significados para serem entendidos e teorizados, o texto cita várias definições do conceito de poder por vários autores como, Weber e Hobbes mas dentre todas as definições apresentadas me parece haver dois pontos que se repetem que são a ideia de possuir a capacidade ou meios de obter bens de qualquer natureza e a possibilidade de obrigar a própria vontade perante a vontade alheia, assim sendo segundo Iná de castro á uma confusão nas definições de poder que se confundem com a ideia de influência.

De este modo poder se define pela capacidade de exercer influência e praticar ações de sansão á outros de forma que os demais não possam agir de forma contrária, poder é o domínio sobre a vontade de outros, assim sendo se definem três formas de poder que provem de sua matriz social:

Despótico: Se traduz pela forma mais pura e primitiva de poder é uma fora coerciva de controle onde a intenção é a manutenção da vontade do indivíduo mais forte.

Autoridade: Forma de poder obtida através de concessões dadas pelas instituições da sociedade é um poder aceito pelo demais baseado em relações de confiança entre quem o exerce e os demais.

Poder político: é uma mistura dos anteriores contendo a legitimidade da estima pública e a possibilidade da coerção dada pela autoridade.

De esta forma poder pode ser caracterizado em categorias básicas, mas não somente nelas como também é formado pelo espaço físico onde se exerce e pela forma do território a qual está submetido podendo mudar drasticamente dependendo da escala que se usa para seu estudo.

Em segundo momento o texto discorre sobre a relação de território e estado e como ambos se legitimam no poder criado a partir de símbolos identificadores das sociedades como a língua falada ou a terra em que habitam.

Pode se entender então que é a partir do território e da capacidade de unir a vontade popular em poder político que por sua vez deve ser exercido sobre o território na forma de poder político assim legitimando a instituição do estado e por sua vez a nação.

No próximo tópico é possível entender a estrutura da sociedade moderna fundada no contexto histórico onde de início se tinha por alicerce da sociedade o direito divino concedido por hereditariedade legitimado pelo sagrado sendo incontestável legitimando os privilégios dos nobres e a servidão dos camponeses criando uma sociedade engessada onde tudo se desenvolve muito lentamente.

Tais condições se quebraram com o tempo tendo como marcos maiores a revolução francesa e a industrial com as quais o povo de nascimento humilde passou a ter direito a propriedade e voz na formação de leis assim dando origem ao estado moderno advinda da incerteza da nova sociedade, mais móvel e de rápida mudança .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com