TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Funções Administrativas

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

As funções administrativas tem um papel fundamental na vida de cada ser humano, tanto pessoa jurídica como física, vamos sempre precisar de seguir essa funções para nos orientar na tomadas de decisões, como saber administrar, planejar as compras e vendas de produtos, a parte financeira e comercial e etc. A contabilidade, dentro do processo de gestão organizacional, passa a ser parte integrante e fundamental das tomadas de decisão. Ela coleta todos os dados, faz a escrituração pra chegar a um resultado final, com os relatórios contábeis que é o balanço patrimonial, onde os usuários da contabilidade vão ver o que foi apurado com esses resultados e tomar uma decisão correta para sua empresa. Os gestores de uma empresa precisam acompanhar de perto o desempenho que a mesma esta tendo, vendo o que esta dando lucro ou prejuízo e saber definir o que é mais viável. E também estabelecer metas para a sua organização, além de avaliar todas essas metas e tomar as decisões corretas. Eles também têm que dar o retorno aos acionistas do dinheiro que eles investiram na empresa, por isso a contabilidade e os gestores têm que trabalhar juntos, um passando informações ao outro, para chegar a um objetivo final, que é o crescimento da empresa.

As ações de gestão da responsabilidade corporativa social das organizações crescem constantemente e muito se fala em ética empresarial, marketing social, ações sociais e voluntariado empresarial. Não há, ainda, requisitos ou critérios definitivos que uma empresa deve obedecer para ser socialmente responsável, embora seja relevante uma gestão empresarial transparente, ética e voltada para preocupações sociais e ambientais.

2 DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas tem um papel de grande importância na vida de qualquer empresa, através dessas funções o empreendedor é capaz de alcançar os objetivos esperados na sua organização, cada função é de fundamental importância; o planejamento é o primeiro passo da função administrativa, é onde ira fazer a programação para definir os objetivos, estabelecer metas e realizar previsões futuras. Através de um bom planejamento a empresa define melhor seus objetivos e qual a melhor maneira de alcança-lo. A organização é segundo passo da função administrativa, é o onde irá definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização, e também o processo de distribuir os recursos humanos, matérias e financeiros, com a organização a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A direção é a terceira função administrativa, que é o processo de realização de atividades e utilização de recursos para atingir os objetivos. A direção esta relacionada como as pessoas serão guiadas, através dessa direção elas serão orientadas como executar as atividades de acordo com o planejado. É onde entra o papel da liderança, orientação das tarefas, gerenciamento e motivação das pessoas envolvidas no plano. O controle é a quarta função administrativa, através do controle sabe o que planejado e organizado esta dando os resultados esperados, e se necessário corrigindo os imprevistos na decorrência das tarefas. O controle é uma função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir qualquer desvio. Tendo como base essas funções administrativas de planejamento, organização, direção e controle, uma empresa passa a operar de maneira eficiente e eficaz.

As variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresarias, das seguintes formas, a inflação como exemplo, é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços. Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro. É expresso como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos. E a renda que é a enumeração dos fatores de produção: salários, aluguéis e lucro.

A valorização do câmbio reduz a competitividade dos produtos brasileiros, diminui a rentabilidade das exportações e inibe investimentos para a exportação. Com isso, prejudica um vetor fundamental para o crescimento do país, as exportações. A despeito do vigor do nosso mercado doméstico, a importância das exportações para a economia brasileira é inquestionável. Ao mesmo tempo, a valorização cambial também dificulta a concorrência de produtos brasileiros com similares importados no mercado doméstico. Assim, exerce papel decisivo no grande aumento das importações. A valorização da moeda brasileira também contribui para o processo de substituição de matérias-primas domésticas por similares importados. Os juros altos não causam problemas apenas pela via da valorização cambial. As empresas industriais enfrentam grandes dificuldades para a obtenção de recursos para o financiamento de suas atividades produtivas, tanto no que tange à disponibilidade, quanto com relação aos custos, o que limita a taxa de crescimento sustentado. É trivial que a continuidade da expansão da atividade industrial depende

crucialmente da disponibilidade de recursos financeiros para o investimento e para a

operação cotidiana das empresas a custos acessíveis.

Os impostos cumprem uma importante função na sociedade moderna. Com os recursos arrecadados via tributação, o Estado consegue financiar-se e prover bens públicos à população. Educação, saúde e segurança pública são alguns exemplos de bens que o governo fornece gratuitamente à sociedade em troca do recebimento de impostos.

Do ponto de vista econômico o crescimento do Estado gera a necessidade do aumento da carga tributária (total de contribuições obrigatórias e impostos arrecadados divididos pelo PIB). Contudo, o aumento da carga tributária torna o recebimento dos bens públicos mais onerosos para os trabalhadores. Isto é, são obrigados há trabalharem mais horas para pagarem seus impostos. De maneira semelhante, o crescimento desordenado do Estado também onera os empresários, fazendo com que estes invistam menos. Sendo assim, um aumento da carga tributária acima de determinado patamar afeta negativamente o padrão de vida de longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com