TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Problemáticas Que Circundam a Educação Financeira no Brasil

Por:   •  6/5/2020  •  Abstract  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Frederico da Costa Rabello Neto

Curso: Ciências Contábeis

Turma: 2N

As problemáticas que circundam a educação financeira no Brasil.

1.Introdução

A educação financeira, ou mais especificamente a falta dela, é um dos principais problemas da maioria dos brasileiros, mesmo que a maioria nem perceba isso. Nas últimas década o Brasil tem ocupado as últimas colocações em rankings internacionais de educação financeira, onde se observa que o brasileiro médio não lida adequadamente com dinheiro e não compreende conceitos básicos de finanças essenciais para uma vida mais confortável e próspera. Além disso ainda existe um fator cultural: as pessoas poupam muito pouco ou nada para o futuro, mesmo quando comparamos o Brasil com países de renda média menor que a nossa.

Muito disso é resultado da terrível herança inflacionária que o Brasil enfrentou desde a década de 40 até a criação do plano real. O cenário de hiperinflação ocorrido nas décadas de 80/90 agravou ainda mais tal situação, pois gerações de brasileiros tiveram que aprender a gastar todo o seu salário no mesmo dia do pagamento para não ver o seu dinheiro virar pó em questão de horas. Durante esse período ainda ocorreram 3 trocas de padrões monetários e ainda o confisco das poupanças no Governo Collor, em suma tal circunstância tornou o ato de guardar dinheiro numa conta bancária uma atitude muito arriscada e para poucos.

Além disso, o trabalhador brasileiro precisa trabalhar em média 5 meses apenas para pagar os impostos ao governo e a maioria de tais impostos vêm embutidos no consumo de mercadorias e serviços, onde muitas vezes o valor da tributação alcança a metade do preço de diversos produtos, como por exemplo os carros. Logo, a maioria dos brasileiros ainda usa, infelizmente, todo o seu salário para conseguir pagar suas contas e se sustentar.

Mas será que somente as crises econômicas e as problemáticas resultantes das ações problemáticas do governo, são suficientes para justificar tal comportamento no povo brasileiro? Ou será que a defasagem de não só a educação financeira nas escolas, e sim a educação como um todo, não seria a real razão para tamanha mazela na sociedade.

2.Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Identificar e analisar quais são os fatores que resultaram na catastrófica situação de deficiência existente hoje na educação financeira dos brasileiros e entender de que forma tal problemática pode ser sanada, ou pelo menos minimizada.

2.2 Objetivos Específicos

• Descobrir como o brasileiro médio se comporta em relação finanças;

• Constatar quais fatores macroeconômicos influenciam o comportamento do brasileiro médio em relação ao seu dinheiro;

• De que forma a educação financeira pode agir para minimizar a desigualdade social e a pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com