TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Profissões Quase a Prova da Crise no Brasil

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O foco central deste tema é apontar e descrever quais são as profissões que podem sobreviver a crise que o Brasil vem enfrantando nos ultimos dois anos. Entre algumas, damos ênfase a contabilidade que é área onde atuamos ou iremos atuar. Porém devemos destacar também que nenhum setor está imune, mas algumas estão sofrendo menos.

Segundo (Ricardo Ribas gerente-executivo da empresa de consultoria) afirma que, diante do cenário desafiador, as empresas estão procurando profissionais que possam trazer resultados mais efetivos e imediatos aos seus negócios. "A relação de especialistas que identificamos mostra realmente isso, seja pela busca de redução de custos ou melhoria nas operações. Os profissionais que têm um perfil nessa linha podem ter uma oportunidade para um novo desafio, algo que pode ser extremamente positivo em sua carreira”, analisa.

Para comprovar nossos dados, apontamos os índices de salários das 3 áreas que mais se destacam nesse cenário atual, entre elas, a Contabilidade, Information Technology e a área da Saúde.

2. CONTABILIDADE

O profissional da área contábil é responsável pelos processos de registros e analises de todas as informações patrimoniais das organizações, atua na gestão e no controle das informações econômicas e financeiras, o profissional dessa área deve estar apto para tomada de decisões com embasamento nas leis, regras tributárias e técnicas contábeis. 2.1 Por que sobrevive à crise?

Os efeitos de uma crise econômica são conhecidos pela alta taxa de desemprego, porém diferente das demais profissões os profissionais que atuam da área da contabilidade não estão sofrendo com esses efeitos, abaixo algumas profissões relacionadas à área da contabilidade que estão em alta mesmo em tempos de crise.

2.2 Controller ou Gerente de controladoria

É Profissional chave na empresa que terá um conhecimento amplo da organização, responsável pela coordenação e controle das atividades nas áreas de planejamento, controladoria e finanças terá a importante função na redução dos custos, maximização dos lucros e nas tomadas de decisões.

2.3 Profissional de Auditoria

É o profissional responsável pela análise das demonstrações contábeis de empresas de diversos segmentos, por revisar procedimentos e controle interno, promovem adaptações às normas internas e às regulamentações existentes.

2.4 Fiscal

O Departamento fiscal é considerado uma das áreas mais importantes de uma empresa, pois é responsável pelos registros do dia-a-dia para apuração dos impostos, entrega de Obrigações acessórias e pelo controle de receita e despesas. O profissional que atua nessa área certamente deverá estar atualizado com as mudanças da legislação para evitar que as empresas cometam sonegação fiscal.

Nesta área dificilmente haverá algum indício de problemas com a crise econômica.

O profissional de Planejamento tributário esta em destaque como uma das profissões que estão praticamente imunes à crise econômica, por ser a base para planejamentos tributários, redução de custos e estratégias para redução da carga de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com