TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise De 2008 E Brasil

Casos: Crise De 2008 E Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

A crise Econômica de 2008 e o Brasil

A crise financeira de 2008 começou nos Estados Unidos, após o colapso da bolha imobiliária. A melhor forma de definir o inicio dessa crise são os financimentos “Suprime” (traduzindo como “de segunda linha” ) ou seja, os bancos faziam empréstimos de alto risco onde os clientes davam suas casas como garantia, contudo o mercado imobiliário entrou em crise, o que diminuiu a garantia dos empréstimos, o banco por sua vez dificultou novos empréstimos, o que diminuiu compradores agravando ainda mais a crise no setor.

Desde a grande depressão de 1929 foi a maior crise que já houve na história capitalista. O que sucedeu falência do banco de investimento Lehman Brothers no dia 15 de setembro de 2008, a decisão do Federal Reserv (Fed, Banco Central Americano) em não socorrer a instituição impactou a segurança dos mercados financeiros que se acentuou devido a expansão de crédito bancário e se alastrou rapidamente pelo mundo.

No ultimo trimestre de 2008 houve uma queda de quase 10 pontos na produção industrial dos países desenvolvidos, o que afetou até mesmo países como o Brasil que não possuiam problemas financeiros.

Essa crise gerou uma quebra de confiança no mercado internacional o que fez investidores procurarem bases mais sólidas e seguras, como investimentos em matérias primas, elevando o preço de produtos como por exemplo do petróleo e alimentos, afetando diretamente os países pobres.

Para diminuir o impacto da crise no Brasil, o governo adotou ações que abrangiram áreas fiscais, monetárias e cambiais. Em anexo podemos ver uma amostragem extraída do site http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU acessado em 27/08/2013.

Visualizando a situação atual do Brasil, com uma baixa dívida externa e um PIB com bom desenvolvimento, muitos acreditavam que a crise não nos alcançaria, contudo não contavam com o fato de que o país é dependente das importações internacionais, que diminuiram devido a crise afetando então o cambio real que se deprecia, porém apesar das circuntâncias citadas acima quando comparado o Brasil com um outro país emergente notamos um vigor para sobre-sair das crises, maior do que a que há nos outros países.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com