TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As funções financeiras de um administrador

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – Universidade Paulista

Curso de Gestão Financeira

Campus: Paulista

1° Semestre

Período: noturno

Funções e visões financeiras do administrador

Nicolas Henrique de Macedo / F1014C-1

Professor: Wesley Paixão

Nota:

SUMÁRIO

FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO...................................................2, 3

WEBGRAFIA ...............................................................................................................4

Funções do administrador financeiro

As funções financeiras de um administrador, em qualquer área que atue, estão ligadas a manter a saúde financeira da organização.

Essas funções podem ser divididas em varias áreas, como por exemplo: otimizar e ampliar os resultados da empresa por meio da geração de lucro e do aumento do patrimônio financeiro, análises, avaliação do fluxo de caixa, acompanhamento de prazos, promoção da boa utilização de recursos financeiros e análises de crédito. Nas empresas, o administrador financeiro deve ter autonomia para realizar seus serviços, pois ele está diretamente ligado ao que diz respeito ao orçamento, às estruturas do capital e à administração do mesmo. Ser um bom administrador financeiro é a chave para a solidez da empresa.

Conforme os anos se passaram e a modernidade se intensificou em todas as áreas, as visões de todos os setores também precisaram se atualizar e o profissional de finanças passou a desenvolver mais agilidade e flexibilidade nas tomadas de decisões, também a se preocupar mais com o futuro já que o mercado vem sempre se inovando, a concorrência crescendo e a economia cada vez mais incerta. Essa diversidade de problemas é que faz com que ele precise se atualizar constantemente. O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) é uma das provas disso, criado no século XX, foi inventado na intensão de melhorar a forma de organizar e executar serviços, já que o memo facilita as tomadas de decisões e o alcance de metas. O programa 5S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) também foi implantado como forma de realizar um plano estratégico para que algumas áreas apresente melhorias visando a qualidade total.

Algumas das principais funções

O administrador financeiro pode desenvolver uma carteira de investimento, fornecer informações relevantes sobre as finanças da empresa e até investir o excesso de caixa produzido.

Orçamento

Elaborar o orçamento mensal e estudar se existe alguma necessidade suplementar para que possa fazer projeções de fluxo de caixa realistas.

Análises de créditos

Gerencia as políticas de crédito da empresa, avaliando os pedidos de crédito, monitoramento e cobrança de contas a receber.

Gerente de fundos de pensão

Supervisiona a administração de ativos e passivos do fundo de pensão dos empregados, economizando e investindo o dinheiro para atender metas de longo prazo.

Tomada de decisão de financiamento        

Visa da melhor forma como financiar os investimentos e operações em ativos de curto, médio e longo prazo da empresa. Calcular o percentual de capital próprio e de terceiros que ela precisa ter.

        

Webgrafia

https://conteccontabilidade.cnt.br/saiba-porque-uma-empresa-necessita-de-um-administrador-financeiro/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com