TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais funções da administração fiscal

Artigo: As principais funções da administração fiscal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Administração Financeira e Orçamentária

A administração financeira orçamentária pode ser definida como a arte e ou ciência de administrar fundos de investimentos que tem como objetivo de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia. A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setores, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:

• Analisar, planejamento e controle financeiro;

• Tomada de decisões de investimentos;

• Tomada de decisões de financiamentos;

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício;

• Fluxo de Caixa;

• Balanço Patrimonial;

Atividades empresariais relacionadas à área financeira operacional trabalham de acordo com o ramo de atividades da empresa e visa proporcionar através de operações viáveis um retorno desejado pelos acionistas elas refletem o que acontece na Demonstração de Resultado do Exercício. Nas decisões de investimentos do administrador financeiro determinam a combinação e o tipo de ativos constantes do balanço patrimonial da empresa. Essa atividade diz respeito ao ativo da empresa. A combinação refere-se ao total de recursos aplicados em ativos circulantes e em ativos permanentes. Estabelecidas essas metas, o administrador financeiro deve fixar e procurar manter alguns níveis de qualidade para cada tipo de ativo circulante. Deve também decidir quais são os melhores ativos permanentes a adquirir, e saber quando os ativos existentes precisam ser modificados, substituídos ou liquidados.

As atividades de Investimentos são executadas em decorrência das aplicações de recursos. As atividades de investimentos costumam ser classificadas no Balanço Patrimonial, na conta Investimentos, por exemplo: aquisições de maquinas e equipamentos, aplicações financeiras de curto e longo prazo.

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros:

Taxa de 6%

PERÍODO VP JUROS%VF=VP(1+R)³ VF TAXA DE JUROS

3 R$ 100.000,00 6% 100.000(1+0,06)³ 119.101,60 19.101,60

Taxa de 12%

PERÍODO VP JUROS% VF=VP(1+R)³ VF TAXA DE JUROS

3 R$ 100.000,00 12% 100.000(1+0,12)³140.492,80 40.492,80

De acordo com a tabela a maior taxa de desconto, é aquela que a data de resgate é posterior, ou seja, quanto menor o risco, menor a taxa de desconto, caso as taxas gerais do mercado subirem, as taxas de retorno

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com