TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Colaborativa

Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo

Pensando neste aspecto como deve ser estruturado o processo de aprendizagem?

Sobre o ponto de vista do tema abordado “Gestor Contemporâneo e as Mudança Organizacional”, quais são as medidas que podemos identificar como tomada de decisão?

 É possível planejar as mudanças? Ou só o que nos resta é correr atrás delas?

    O processo de aprendizagem provoca uma transformação no indivíduo e se dá através de estímulos ou mesmo pela vontade de aprender e por curiosidade, anseios por novos conhecimentos. Muitas vezes ele se dá por tentativas de erros e acertos e mesmo por experiência. Cabe ao gestor identificar promover ações para ouvir as sugestões, idéias de seus colaboradores para promover o bem comum. Devido as constantes mudanças e avanços tecnológicos o gestor tem de estar atento em seu ambiente para que possa mudar ou adaptar seus mecanismos no momento oportuno. Para tanto ele o deve fazer com o mínimo de estresse dentro da organização, dando apoio para que os colaboradores possam ser criativos, mudem suas formas de trabalho, informem sobre o passos de sua carreira dentre outras formas e modelos de administração.

Aula-tema 02: Gestão Contemporânea da Qualidade

Por que a globalização revolucionou a qualidade e o que representa a Gestão pela Qualidade Total?
O que proporciona o 5S quando bem utilizado?

Após a 2ª guerra Mundial a comprovou- se que as falhas na produção eram gerenciais e não técnicas. Nesse sentido em 1951 Feigenbaunm viu a necessidade das empresas de dar mais ênfase na prevenção e não na correção dos defeitos. A partir dali outros estudiosos passaram aprimorar em razão da globalização a padronização do sistema de qualidade com criação de normas que visam cumprimentos de requisitos. A gestão pela qualidade total é focado nas necessidades dos clientes, prioridade para a qualidade nas empresas onde todas as áreas da mesma estão envolvidas dentro do processo de melhoria continua. O Lean Manufacturing que consiste numa ferramenta que procura deixar a empresa mais ágil para enfrentar as demandas de mercado e redução nas perdas, satisfação de clientes e motivação dos colaboradores tem uma ferramenta  a 5S que procura mudar a maneira de pensar e agir das pessoas atingindo todos os níveis de forma prática e rápida impactando o ambiente no aspecto físico e em seu comportamento.1- Seiri (senso de utilização) 2- Seiton( senso de arrumação) 3- Seisoh( senso de limpeza) 4- Seiktsu ( senso de saúde e higiene) 5- Shitsuke ( senso de autodisciplina).

Aula-tema 03: Tecnologias - Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

1. Quais os benefícios desta ferramenta para as organizações? - Com a utilização do Benchmarking é possível levar a organização ao sucesso e obter resultados significativos?

2. A Gestão Open-Book ou Gestão com o Livro Aberto é uma teoria gerencial que aposta na abertura e na transparência total das informações.
- De acordo com o pressuposto vocês acham que este tipo de gestão pode ser aplicado na empresa onde você atua ou nas empresas Brasileiras?
- É um tipo de gestão que dá resultado para as organizações?
- As pessoas estão preparadas para atuar em empresas com esta linha de pensamento?

1 – Benchmarking:

- é um aprendizado para melhorias das práticas exercidas dentro de uma empresa.

- por meio desta comparação é possível ver o que pode ser melhorado

- processo que propõe a medição de práticas, produtos e serviços em relação aos seus concorrentes mais expressivos e empresas reconhecidas e líderes de mercado.

Para que este alcance o sucesso é necessário o comprometimento desde a alta cúpula, coordenadores e colaboradores envolvidos nesta melhora de processos continua e metodologias.

 2- A gestão Open-book é uma ferramenta que permite envolver as pessoas fazendo-os pensar que são donos do negócio e que se comprometam com o sucesso da organização. Através da transparência dos dados da empresa como metas, seus problemas, política de qualidade, objetivos e etc. Para que este método funcione é necessário que um conjunto de fatores seja atendido como cooperação dos colaboradores em prol de manter seu emprego, boa comunicação entre todos, disponibilização dos números da empresa com total transparência. É possível que haja resistência por parte da alta cúpula, em virtude da exposição diante da concorrência, pois os mesmos irão divulgar números e processos da organização. A cultura de nossa sociedade precisa ser mais aberta para aplicar este método, já que nossos gestores ainda prezam pelo segredo total dos processos e não há um comprometimento maior das pessoas com a empresa. Impera uma rotatividade nas empresas de funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com