TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Contextualizada Fundamentos de Auditoria Contábil

Por:   •  27/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Gleison Silva Santana

2020.1

CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURICIO DE NASSAU

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Atividade elaborada para a disciplina Fundamentos de Auditoria Contábil, como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Professor Orientador: Robson José Silva de Santana

Tutor: Érica Cavalcanti Nunes Pimentel

Gleison Silva Santana

2020.1

Diante de um ambiente de crise em que vivemos, inclusive mundial, observamos que grande parte do empresariado brasileiro passa por uma série de dificuldades financeiras.

Baseado(a) nesse contexto, crie uma situação em que uma empresa fictícia peça falência e, em seguida, elabore um plano de recuperação para a mesma.

Desenvolvimento

A empresa GiraMundo, que vende artigos infantis, no ano de 2019 pediu falência devido a insuficiencia de ativos para quitação dos passivos. A declaração de falência é uma forma justa de arcar com as dividas, diante do cenário atual da empresa. A empresa possui um tora de R$ 50.000,00 em dívidas comos credores, desse valor R$ 30.000,00, seria o valor do passivo sujeito a recuperação. No entento, deve obdecer alguns critéios.

Para a recuperação da empresa, foi adotado um Plano de Recuperação, que consiste na forma que a empresa apresentará aos credores um disgnostico da situal, bem como as soluções para sanar as dívidas. Ou seja, é um documento, extremamente importante, elaborado com o intuito de definir os rumos adotados pela empresa e deve ser feito com bastante cautela.

O Plano de Recuperação tem como base a Lei nº 11.101/05, e em seu artigo 53, determina que o plano deve conter laudo econômico-financeiro e de avaliação de bens e ativos do devedor, subscrito por profissional legal habilitado ou por empresa especializada.

O pedido de recuperação deverá ser realizado na Justiça. A partir do pedido, a empresa terá seis meses para tentar um acordo com credores sobre um plano de recuperação que definirá como sairá da crise financeira. Caso não for aprovado, o juiz decretará a falência da empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NETO, Miró. Miró Neto Advogados. Como fazer um plano de recuperação judicial? Descubra aqui! 2019. Disponivel em: <https://www.mironetoadvogados.com.br/como-fazer-um-plano-de-recuperacao-judicial-descubra-aqui/>. Acessado em 08 de maio. de 2020.

ANA. Administradores.com. Falência e recuperação empresarial. 2016. Disponivel em: <https://administradores.com.br/artigos/falencia-e-recuperacao-empresarial>. Acessado em 08 de maio. de 2020

FERNANDEZ, Daniel. EPD Online. Entenda o processo de falência e recuperação de empresas. 2018. Disponível em: < http://blog.epdonline.com.br/curiosidades/entenda-o-processo-de-falencia-e-recuperacao-de-empresas/> Acessado em: 08 de maio de 2020.

PARANHOS, Gyzella. Migalhas. O que é a declaração de falência e como ela funciona. 2019. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/depeso/296695/o-que-e-a-declaracao-de-falencia-e-como-ela-funciona> Acessado em: 08 de maio de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com