TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA AUDITORIA

Por:   •  16/11/2019  •  Dissertação  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  2.699 Visualizações

Página 1 de 3

AUDITORIA

Aluno: Januário Alves de Lima

Matrícula: 01212346

Curso: Administração

Prezado(a) aluno(a),

Seja bem-vindo(a) à nossa Atividade Contextualizada.

Riscos é sinônimo de perigo, e esse termo, aplicado ao mundo corporativo e empresarial representa, via de regra, perdas financeiras.

A auditoria direciona seus esforços na identificação, combate e mitigação dos riscos que cercam as empresas. Alguns riscos são comuns a quase todas as empresas e estão vinculadas as principais áreas organizacionais, tais como: a área financeira, de vendas, de compras e logística.

 Considerando que você é editor-chefe e o comitê de ética da sua empresa decidiu encaminhar à auditoria as denúncias de acordo com a tabela abaixo:

Tipo de fraude

Número de denúncias

Contratação de produtos e serviços sem necessidade e supervalorização dos preços de compra.

3

Prazo de pagamento muito extenso concedido pelos vendedores.

6

Criação de contas a receber fictício para manipular os resultados da empresa.

8

Supervalorização no custo de fretes.

4

Como você estabeleceria prioridades em um cronograma de auditoria?  Você utilizaria apenas como critério o número de denúncias? Elabore um texto argumentativo-dissertativo com, no máximo, 30 linhas, justificando sua resposta.

Não esqueça que, caso faça alguma citação, as fontes devem ser sempre referenciadas.

Bons estudos!

     Para que seja dado início a um cronograma, tem que se analisar as denúncias mais danosas ao bom funcionamento de qualquer ambiente empresarial. Segundo La Roque, (1999, p.  51), a fraude é constituída, por prática, nefasta e ruinosa à empresa. Segundo As Normas Brasileiras de Contabilidade – NBCT 11, (1997, p. 3), define fraude como: ato   propositado   de supressão ou dominação de transações, deturpação de documentos, registros e demonstrações contábeis; e erro, o ato não intencionável resultante de supressão, imprudência ou má explanação de fatos na criação de registros e demonstrações contábeis. Fazendo uma análise técnica, em cima dos dados relatados e levando em consideração ao número de denúncias, eu seguiria pelo maior número, que é criação de contas a receber fictício para manipular os resultados da empresa. E eu começaria logo por ele não por ter o maior número de relatos, mais pela gravidade do caso, pois no meu entendimento é o ato dentre outros também prejudiciais o mais nocivo para a continuação  da empresa, pois segundo o Partido Social Democrata de Açores, (PSD/Açores, 2016), sobre uma fraude na empresa aérea, Serviço Açoriano de Transportes Aéreos a SATA, relatam o seguinte: a manipulação e deturpação dos números é absolutamente deplorável. Partindo desta ideia, sabendo já se estes dados estão sendo realmente criados contas falsas, para manipulação dos resultados da empresa. O que eventualmente, seria altamente danoso ao financeiro da empresa. Posteriormente eu auditava supervalorização no custo de fretes, tendo em vista que manipular valores, acima do que eles são realmente, tanto prejudica os resultados finais da empresa, como também a competitividade, pois os preços, por serem mais altos e consequentemente as vendas diminuiriam, caindo assim a receita e a expansão do negócio. Dando continuação ia para contratação de produtos e serviços sem necessidade e supervalorização dos preços. Pois é muito lesivo para a empresa comprar coisas sem a necessidade da empresa, pois só irá aumentar seus custos e prejudicar seu crescimento. Por último era analisado prazo de pagamento muito extenso concedido pelos vendedores. Pois segundo o (SEBRAE, 2015), estabelecer uma estratégia de vendas e compras a prazo é primordial para a saúde financeira da sua empresa e para a conservação do seu fluxo de caixa. Tudo tem um custo e prazo a serem cumpridos para fornecedores, e esticando estes prazos muito prejudicial a funcionamento da empresa, e ela acabará não cumprindo com seus prazos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (215.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com