TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Avaliativa

Por:   •  14/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Veiga de Almeida – UVA

Curso – Ciências Contábeis

Disciplina – Estatística

Professora – Roberta Fernandes Mendiondo Nunes

Aluna – Heloise Menezes Rodrigues Lima

Atividade Individual Avaliativa – AVA1

Para identificar o tipo de pesquisa realizada e o tipo de análise estatística utilizada na chage, precisamos entender o significado de cada uma.

Dos tipos de pesquisas sugeridos temos a censitária, também conhecida como pesquisa de população. Esse tipo de levantamento coleta os dados de 100% do indivíduos participantes ( por indivíduo podemos ter objetos, pessoas ou quaisquer que sejam o foco da pesquisa). A pesquisa censitária é comumente uilizada para análise de grupos pequenos. Quando se trata de análise de grupos maiores há uma dificuldade de se coletar os dados de todos os participantes, nesse caso utiliza-se a pesquisa por amostra. Nessa pesquisa escolhe-se alguns indivíduos ou objetos de pesquisa de forma aleatória. Sendo assim os dados coletados irão representar o grupo como um todo.

Ao que se refere a análise estatísticas, nos apresentam a estatística descritiva e inferencial.

Estatística descritiva está ligada a organização, resumo e representação de dados. Para esse caso podem ser utilizadas algumas ferramentas, como por exemplo, tabelas, gráficos, cálculos de medidas de tendência central ( Média, Mediana e Moda) e cálculos de variação (desvio padrão e variância). Já na estatística inferencial utilizamos as informações de uma determinada amostra para chegar a uma concluão sobre um grupo maior ao qual não temos acesso 100%. Nesses casos a ferramenta utilizada é a probabilidade. 

Com base no conceito exposto pode-se concluir que na charge, a criança, para concluir que todos os jogos são fáceis, realiza uma pesquisa amostral. Ele usou apena um jogos para representar todos os outros que tinha acesso, mesmo aparentemente sabendo que os jogos eram diferentes.

Por utilizar um jogo aleatório para chegar a uma conclusão em cima dos outros jogos disponíveis, pode-se concluir que ele utiliza uma análise estatística inferencial, utilizando a probabilidade para chegar a conclusão final.

Referências

  • Roteiro de estudos – Unidade 1.
  • TOSTES, Adriana. Estatística. Rio de Janeiro: UVA, 2021. Ebook, unidade 1
  • https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/probabilidade-e-estatistica-7ano/planejar-e-realizar-pesquisas/a/tipos-de-pesquisas (acessado em 20/08/2022)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (82.3 Kb)   docx (219 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com