TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

Em nosso relatório consta que a empresa “Casas Soberba” precisa adotar novas medidas que possam melhorar e integrar seus funcionários para criar um conhecimento organizacional que efetivamente funcione, pois uma empresa é um organismo vivo, depende de seus funcionários e clientes que são pessoas e a melhor opção é aprender a ensinar a equipe no geral para que possa interagir de forma interligada, em grupo, melhorar o comportamento de cada um com dinâmicas de aprendizado e treinamento, reuniões em ambientes propícios para abertura de discussões de forma positiva. A empresa precisa criar e inovar sempre ou está fadada ao fracasso. O conhecimento é feito em cooperação com todos, é uma troca de experiências e conhecimentos proporcionando mais conhecimento e integração.

Primeiramente é importante realizar uma reunião com os gerentes gerais e proprietários da empresa. De essa reunião criar um ambiente “ba” de criação de conhecimento, ou seja, cada um passar sua ideia de conhecimento e resolução de problemas, essa reunião futuramente deverá também ser feita entre supervisores, vendedores e toda a equipe da empresa, avaliação do processo de trabalho na empresa, mostrar através do modelo de espiral de criação do conhecimento que a inovação nada mais é que saber o que o funcionário conhece e precisa na empresa e o que ele pode proporcionar em termos de conhecimento e qualidade.

Espiral do conhecimento apresenta quatro modos de conversão do conhecimento que deve ser aplicada.

  • A socialização que um compartilha com o outro seu conhecimento mais técnico.
  • Externalização que converte o conhecimento técnico em linguagem mais operacional.
  • Combinação que sistematiza a linguagem e interage com todos.
  • Internalização que aprende o que foi ensinado e incorpora para si como novo conhecimento técnico.

Na espiral do conhecimento o funcionário mais experiente deverá passar todos os seus conhecimentos tácitos (aquele que não expressa em palavras) para outro funcionário que então passará para outro e assim por diante, todos terão o mesmo conhecimento da empresa podendo tratar os clientes da mesma forma. Esse trabalho deverá ser feito em todas as áreas da empresa, não apenas em vendas, pois todos trabalharão melhor conhecendo e até revezando em alguns casos para ficar evidente que todos são importantes e que ninguém é melhor em tudo. Pensar na empresa como um grupo homogêneo trabalhando como peças de um quebra cabeças funcional, isso gera capital intelectual que tanto valoriza uma empresa nos dias de hoje.

A interação com o cliente é fundamental, ele deve saber o que o cliente quer e procura, a empresa deve também saber e ter em estoque o que eles mais procuram, e só vai saber através do vendedor que tem acesso direto com o mesmo. Esse conhecimento deve ser passado através dessas reuniões com os supervisores que passarão todos os dados para a gerência e ela para os proprietários, daí a dinâmica do conhecimento em espiral funcionar melhor e o ambiente “ba” proporcionar essa integração.

Além de ensinar, compartilhar, aprender, criar e conhecer o funcionário deverá saber que todo seu esforço será recompensado. A motivação é a melhor estratégia para fazer com que o funcionário trabalhe com prazer, reconhecimento e alegria, que também é uma troca. Trabalhar com metas traçadas, de forma igualitária e correta faz a diferença na hora de recompensar cada um. Essa recompensa pode ser feita de várias formas como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com