TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa aula 7

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Noções de Atividades Atuariais

Estrutura sugerida para a elaboração do trabalho

  1. Evolução histórica do Seguro no Brasil;

No Brasil a atividade de seguro teve início em 1808, com a abertura dos portos ao comércio internacional. Sendo a Companhia de Seguros Boa Fé, a primeira empresa de seguros a funcionar, oferecendo apenas o seguro Marítimo.Onde o seguro era regulado pelas leis portuguesas. Porém em 1850 foi publicado a Lei 556 do "Código Comercial Brasileiro" normatizando o seguro marítimo.

Com a criação "Código Comercial Brasileiro" foram surgindo diversas companhias de seguros que começou a oferecer não apenas o seguro marítimo como também o terrestre. Houve uma grande expansão no setor, que em 1862 despertou interesse pelas empresas seguradoras estrangeiras pelo mercado no Brasil.

No final do século XIX o Brasil já tinha alcançado um progresso com o mercado segurador. Dois fatores importantes contribuíram para isso: o código comercial colocando em vigor normas essenciais sobre seguros marítimos, aplicada também ao terrestre e o amplo conhecimento, em seguros terrestres, das empresas estrangeiras instaladas no Brasil. Através do Governo De Getúlio Vargas em1939, foi criado o IRB –Instituto Brasileiro de resseguro.

Já em1966 surgiu a Susep Superintendência de seguros privados, através do Decreto Lei nº 73, onde foram normatizados todas as operações com seguros.

  1. Seguro: definição e características gerais;

A palavra “seguro” em atividades atuariais é estabelecida como um substantivo masculino que supri à idéia de contrato, indenização, amparo, proteção, segurança e garantia. Além disso, essa palavra é direcionada por dois princípios fundamentais: o mutualismo e a probabilidade. De acordo com Filho apud Santos (1959, p.7), “seguro é a proteção que se busca para se prevenir contra eventos aleatórios, fortuitos.” A palavra seguro no latim (securus), que remete a idéia de isenção de perigo, algo que está sendo posto a salvo, cuidado, garantido.

  1. Seguro de Automóvel: definição e características específicas;

O seguro de um automóvel dá cobertura a perdas e danos do mesmo, sendo colisão, furto, incêndio. Esse tipo de seguro pode cobrir prejuízos causados por terceiros, acidentes pessoais com passageiros etc.

Ao contrair esse tipo de seguro são verificados para efeito de calculo, diversos fatores como marca, modelo, tipo, ano de fabricação, região onde o segurado  mora e também com o perfil do condutor e uso do veículo. Na formação do preço entram ainda as garantias contratadas, o valor da franquia, o plano de Assistência 24h, os bônus e eventuais descontos especiais. 

  1. Considerações Finais;

Através do estudo de atuárias nota-se que desde os primórdios o homem sentiu a necessidades de está seguros e tranqüilos e para isso uniam – se um grupo de pessoa para restituir a perda de um objeto de pessoas do mesmo grupo ou seja, os comerciantes do passado praticava o mutualismo contra riscos incertos.


Referências Bibliográficas.

http://www.susep.gov.br/menu/a-susep/historia-do-seguro

Acesso em 27 de mai 2015

FILHO, Olívio Luccas. Seguros: Fundamentos, Formação de Preço, Provisões e Funções Biométricas. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com