TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de produção de texto

Projeto de pesquisa: Atividades de produção de texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CÁSSIA APARECIDA GONÇALVES DA SILVA

ATIVIDADE DE PORTFOLIO

CCO - 5º SEMESTRE

Pirapora

2012

CÁSSIA APARECIDA GONÇALVES DA SILVA

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

PASTA 836656

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná UNOPAR, para a disciplina – Atividade Interdisciplinar Individual.

Equipe de Professores do 5º Semestre

Pirapora

2012

SUMÁRIO

Introdução 03

Atividade Produção Textual 04

Conclusão 15

Referências 16

? INTRODUÇÃO

A Ciência Contábil basicamente dividiu-se em partes, a contabilidade de custo, gerencial e financeira. Cada uma dessas contabilidades tem seu valor dentro da Contabilidade em um todo.

A contabilidade de custo é aquela em se trata de assuntos direcionados a gastos, coleta, classifica e registra os dados operacionais dos ramos de atividades de cada empresa, abrange os dados que envolvem desde a fabricação até a comercialização dos produtos de cada empresa.

A contabilidade financeira cuida da parte fiscal da entidade, os impostos, baseada em um fluxo de caixa cada gestor pode elaborar uma demonstração financeira das contas a pagar, contas a receber, ativos passivos e qualquer outra obrigação da empresa com ou sem fins lucrativos para a mesma, suas informações são dirigidas para o público externo, como por exemplo: acionistas, fornecedores e outros.

A contabilidade Gerencial já é especifica para os gestores, onde esses a usada somente dentro da empresa, seus dados são confidenciais por conter informações que apoiam o processo de tomada de decisões. Essa é uma contabilidade que possui informações econômicas de uma indústria que diz respeito apenas ao seu corpo interno.

Com isso vamos ver agora a importância de cada uma dessas divisões contábeis dentro de uma indústria, o que representa cada uma, seu valor, sua contribuição para o crescimento da empresa, como cada gestor usa essa ciência para o crescimento de seus interesses, vamos ver também a importância que tem a tecnologia dentro das empresas com o uso da contabilidade, o que mudou na contabilidade depois que o homem inventou essa máquina chamada Computador.

? DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

1 – A importância da Contabilidade na Indústria

Um dos principais aspectos que contribuem para a falência de muitas empresas é a falta de gerenciamento, embasado em informações apresentadas em demonstrações contábeis, bem elaboradas, pesquisadas e concretas, a contabilidade destes estabelecimentos é feita sem que o profissional Contábil, presencie, fiscalize e observe a realidade da mesma, deixando que esses serviços importantes para a empresa sejam feitos por terceiros, dificultando assim uma maior e melhor contribuição com ideias que ajudem na resolução de problemas.

A contabilidade gerencial está voltada para o ambiente interno, pois tem caráter estritamente confidencial, sua principal função é abastecer os gestores de uma gama extensa de informações, mas com o intuito de auxiliá-los na tomada de decisões. Trata-se de um ponto de vista especial e diferenciado, colocados em uma perspectiva diferente, com um grau elevado de detalhamento analítico, com formas diferenciadas de visualização, de todas as técnicas e procedimentos já adotados na contabilidade financeira e de custos. Preocupa-se com informações de custos, e outras informações financeiras e não financeiras, que podem ser usadas para planejar, controlar e tomar decisões, diminuindo assim o índice de falências das empresas, principalmente as que se iniciam no mercado.

a) A contabilidade na Atualidade

A Contabilidade era basicamente primitiva, os cálculos eram feitos mentalmente, depois como o aparecimento da escrita, o homem começou a registrar suas contas incluindo números, figuras, palavras e com os avanços da tecnologia, o invento da calculadora e em um passado próximo, que foi a tecnologia computadorizada, a contabilidade se tornou mais ágil e dinâmica.

Esta época em que contadores, administradores e gestores enxergavam a contabilidade apenas como uma simples ferramenta para calcular impostos ficou pra trás, agora estes profissionais já descobriram que havia uma amplitude maior para as informações geradas pela contabilidade financeira e de custos, com isso vem o custo para manter uma contabilidade completa, com livros diários, razão, inventários, balanços, etc., não se justifica apenas para tender a legislação fiscal.

Há informações relevantes na contabilidade, que podem ser obtidas e usadas por gestores, esses só precisam aproveitar melhor as informações geradas na contabilidade. Isto pode trazer uma maior competitividade entre as empresas, pois as decisões são tomadas com base em fatos reais. Claro que, gerenciar uma empresa é tão simples como pensamos, mas pode ser facilitada com o uso de ferramentas adequadas, como a contabilidade.

As vantagens que se tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com