TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira atividade de texto

Por:   •  10/3/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade do primeiro texto

A diversidade cultural, étnica e os diferentes níveis sociais existentes  no Brasil trás um pluralismo, que ao mesmo tempo se torna  singular podendo ser observado tanto nas escolas quanto no convívio social, havendo  assim uma perpetuação de dominação .

Dentro dos ambientes institucionais se é possível observar ausência de um currículo multicultural e que mostre o contexto histórico e sua cultura de forma descentralizada, nas aulas de história temos a descoberta do Brasil e o colonizador branco europeu que nos trouxe os ‘’avanços’’ em contrapartida temos negro escravizado e estereotipado pouco além disso se vê entre Zumbi dos Palmares e algumas pinturas vista nos livros didáticos, sua cultura e contexto histórico passam despercebidos, por anos acreditei que o Machado de Assis era branco, assim como os índios  se encantaram com espelhos e exploraram o Pau-Brasil quase ao ponto da extinção. Através de toda essa forma de como nos é passada nas aulas, está falta irá refletir no reconhecimento da identidade seja ela física e cultural. Não se deve exaltar algumas partes da historia e desconhecer a outra.

Se há uma diversidade cultural imensa através de toda miscigenação que foi feita através da colonização, entretanto pouco se explora. Pintasse as crianças para comemorar o dia do índio e em 20 de novembro se tem o dia da consciência negra.percebesse que todas  essas datas são vistas de forma superficial dentro do ambiente escolar.

Este contexto histórico carregado de exploração deixa marcas ainda hoje, aonde observo dentro das escolas públicas e precárias a qual a maior parte da população te acesso, pude observar a diferença por  vir de escola particular e observar que o que um dia eu tinha visto na sala de aula o meu irmão como aluno da rede pública não tinha estudado ou que sequer talvez um dia viria à estudar, todo este processo histórico manteve a cultura de separação.

Após toda essa observação pude notar que apesar de ausência de todas essas informações que só tive após sair da escola teriam feito grande diferença não só para mim como para os demais colegas de classe e o quanto a falta de um ensino descentralizado não ajudaria não só na formação, como também em um maior reconhecimento de identidade dos colegas.

As instituições de ensino devem  quebrar esse circulo de privilégios, circulo este que não tem seu surgimento no mundo contemporâneo, mas desde épocas longínquas entre as relações, por fim o abstentismo nas escolas só irá continuar a  constituir uma relação de poder com  toda a separação social e étnico racial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com