TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos Biológicos - CPC 29

Por:   •  19/11/2015  •  Artigo  •  4.842 Palavras (20 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 20

               Ativos Biológicos        

RESUMO

Nas últimas décadas, a Ciência Contábil tem sido cada vez mais reconhecida como a linguagem universal de negócios. Por isso (e também devido à globalização e à crescente integração dos mercados internacionais), têm sido adotados padrões contábeis unificados para os diversos mercado no mundo, atingindo inclusive o Brasil.Em 2009, o CPC aprovou o pronunciamento técnico CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola, cujo objetivo é o estabelecimentodo procedimento contábil dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas e sua divulgação, desde o período de crescimento até a época da colheita, os quais se avaliam no valor justo, subtraído o custo de venda.Esta pesquisa é motivada pela seguinte questão: "Que impactospodem-se verificar, na prática da nova classificação dos ativos vivos (ativos biológicos) e a mensuração pelo valor justo?"Assim sendo, seu objetivo geral é investigar se e como as empresas escolhidas têm contemplado o CPC 29 em suas demonstrações contábeis. Os objetivos específicos são: levantar dados disponíveis sobre o tema na literatura disponível em livros, publicações especializadas e websites;; comparar dados de demonstrações de empresas antes e depois da utilização do CPC disponíveis na Internet; discorrer sobre as limitações da pesquisa e sugerir pesquisas futuras. Os resultados apontam para um significativo impacto.  Impactos estes podemos verificar em algumas contas do ativo. Como estratégia de pesquisa, trata-se de pesquisa bibliográfica, pois levantará os dados disponíveis sobre o tema em livros, publicações especializadas e websites.

INTRODUÇÃO

        Nas últimas décadas, de acordo com Cabral (2011), a Ciência Contábil tem sido cada vez mais reconhecida como a linguagem universal de negócios.

        Por isso (e também devido à globalização e à crescente integração dos mercados internacionais), têm sido adotados padrões contábeis unificados para os diversos mercado no mundo, atingindo inclusive o Brasil.

        Tais normas internacionais foram legalmente determinadas com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), pela Resolução CFC n. 1.055/05, e a promulgação das Leis n. 11.638/07 e n. 11.941/09.

        Os objetivos do CPC, de acordo com pronunciamento do próprio órgão (2010) são: o estudo, a elaboração e a divulgação de pareceres técnicos embasados nas normas IAS/IFRS sobre procedimentos de contabilidade, no intuito de centralizar e uniformizar o seu processo de produção, contemplando a harmonização entre a contabilidade brasileira e os padrões internacionais.

        Em 07 de agosto de 2009, o CPC aprovou o pronunciamento técnico CPC 29 – Ativo Biológico e Produto Agrícola – obrigatório para os exercícios findos a partir de 31 de dezembro de 2010 -, cujo escopo é o estabelecimento do procedimento contábil dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas e sua divulgação durante o período de crescimento, degeneração, produção e procriação e a mensuração inicial dos produtos agrícolas no momento da colheita, os quais se avaliam no valor justo, entendido como o valor que um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, independentes entre si e com conhecimento do negócio, sem fatores que pressionem a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória, subtraído o custo de venda.

        Nesse processo, é levada em consideração a transformação biológica geradora de mudança quantitativa e qualitativa, desde o início do ciclo da vida até o momento da colheita.

        Excetua-se a situação na qualnão se pode avaliar de maneira confiável o valor justo no reconhecimento inicial.

        O CPC 29 (2009, p. 03) assim define o ativo biológico e a produção agrícola: “ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos; e produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.”

        São exemplos de ativo biológico as árvores frutíferas de um pomar e o gado leiteiro, e de produção agrícola as frutas colhidas do pomar e o leite.

        Justifica-se a realização deste estudo por se tratar de um assunto contemporâneo que, apesar de sua grande importância para que a contabilidade das empresas agropecuárias possa expressar seus valores o mais próximo possível da realidade do mercado, em atendimento às exigências internacionais, ainda é pouco abordado pela literatura brasileira.

        Nesse contexto, esta pesquisa é motivada pela seguinte questão: "Que impactospodem-se verificar, na prática da nova classificação dos ativos vivos (ativos biológicos) e a mensuração pelo valor justo?"

        Assim sendo, seu objetivo geral é investigar se e como as empresas eleitas para a pesquisa têm contemplado o CPC 29 em suas demonstrações contábeis.         

        Os objetivos específicos são: levantar dados disponíveis sobre o tema na literatura disponível em livros, publicações especializadas e websites; abordar os aspectos metodológicos utilizados na investigação; expor a análise dos dados e os resultados obtidos pela pesquisa em empresas escolhidas e, na conclusão, discorrer sobre as limitações da pesquisa e sugerir pesquisas futuras.

        Este estudo classifica-se como pesquisa descritiva. Esta, de acordo com Andrade (2006), estuda, sem manipulação por parte do pesquisador, os fenômenos do mundo físico e humano, observando-se, registrando-se, classificando-se e interpretando-se os fatos, sem nenhuma interferência.

        Como estratégia de pesquisa, trata-se de pesquisa documental, pois analisará documentos contábeis da empresa em tela.

        Quanto ao enfoque do trabalho, será quantitativo, pois utiliza a coleta e a análise dos dados para responder às questões de pesquisa e testar as hipóteses estabelecidas previamente.

REFERENCIAL TEÓRICO

        A globalização trouxe, como um de seus efeitos, a necessidade de as empresas emitirem demonstrações financeiras inteligíveis para usuários em todo o mundo, afetando diretamente a Contabilidade.

        Assim, a Lei nº 11.638 (2007) enfatiza a sujeição da contabilidade nacional às normas internacionais ao estabelecer que “as normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários [...] deverão ser elaboradas em consonância com os padrões internacionais de contabilidade adotados nos principais mercados de valores mobiliários”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (266.1 Kb)   docx (647.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com