TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Faculdade Anhanguera

Por:   •  30/6/2015  •  Monografia  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Formar cidadãos com responsabilidade social, esse é o conceito de autonomia, pois a educação tem que estar sustentada pelos pilares a conhecer, a ser, a fazer e a viver.

A autonomia é uma parte da natureza da educação e está descrita na LDB assegurando as unidades escolares onde é adquirida através de inter-relações, sempre buscando sua própria identidade, e sempre contando com a participação de todos.

 A eficácia varia de escola para escola, dependendo da coragem de cada uma de enfrentar diferentes realidades, se fortalecendo e aprendendo através dos erros.

Para definir os ideais de autonomia escolar, é necessário que ocorra a participação de todos, mostrando assim que a escola autônoma é aquela que participa e não aquela que fica isolada.

Na gestão escolar, ter autonomia é ter o poder de decidir algo dentro da escola tanto no administrativo quanto no pedagógico ou no financeiro. No administrativo evitando o desperdício e sempre utilizando elementos disponíveis, no financeiro, que tem como princípios o exercício da cidadania e atos de aprendizagem, uma forma eficiente de garantir a autonomia financeira e direcioná-la a mecanismos que garantam a distribuição de recursos.

Para a construção de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão é preciso à participação de todos da escola, tanto nos erros quanto nos acertos, mas com base no sistema de ensino e as leis de diretrizes nacionais de educação.

Para que tudo isso seja possível é fundamental o Projeto Politico Pedagógico da escola, onde se envolvem todos os gestores, alunos, professores e comunidade, valorizando a escola.

A busca pela autonomia da escola não e uma soberania, pois o estado continua sendo o corresponsável pela escola, mantedor e supervisor avaliando e participando para assegurar o gerenciamento autônomo.

A autonomia deverá ser um processo que torna acessível a todas as classes a pratica pedagógica num projeto totalizador e solidário, onde se permite a participação de toda a comunidade escolar; participação essa que deverá fazer parte do círculo pedagógico, administrativo e financeiro, de caráter consultivo, deliberativo e normativo.

Essa prática que, num projeto totalizador e solidário, dinamiza os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar, contribui com o seu papel de força e auxilia na transformação histórica da escola e da sociedade em que ela está.

Referências

http://www.espacoacademico.com.br/081/81santos.htm

http://rmoura.tripod.com/autonomia.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com