TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade tributária etapa 01

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Prática Supervisionada(ATPS )- Etapa 01

Contabilidade Tributária nas Empresas

Atualmente as empresas no Brasil estão passando por um processo de ajuste sobre obrigações tributárias.

A crise internacional faz com que a economia brasileira invista mais no mercado interno, aumentando o fluxo de operações e interesse monitorar essas operações em atendimento a legislação tributária, assim novas tecnologias de sistemas tendem a dar maior transparência nas atividades empresarias para evitar a sonegação fiscal e a evazão de divisas.

Diagnóstico Empresarial

Busca identificar os pontos fracos e fortes da gestão empresarial, através de pesquisas de mercado, controle de estoque, custo e despesas, identificação de tributos na precificação, informações trabalhistas, previdenciárias, processos trabalhistas, customização, responsabilidade social e ambiental de viabilidade econômica, dentre outros. E, com isso, as empresas devem adequar-se ao contexto para continuarem no mercado altamente competitivo, evitando riscos.

Contabilidade Tributária

Esta matéria vem como alicerce para o gerenciamento dos tributos que impactam sobre as empresas e identificam como inseri-los nos fatos e atos contábeis, viabilizando produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Para tanto, a necessidade de conhecer os tributos, sua aplicação ou isenção, os regulamentos, normas e portarias aplicáveis a cada situação.

A contabilidade tributária tem se adequado aos princípios internacionais de IFRS, USGAAP, IASP, FASB e tecnologicamente aos sistemas SPED, ponto eletrônico, NF-e, CT-e, NFS-e, e outros, que se tornam banco de dados para a transparência das operações empresarias que tornarão uma malha de fiscalização para posterior cobrança de tributos a recolher.

Planejamento Estratégico Sustentável

É um processo onde se formula objetivos e traça um plano de ações a longo prazo, para atingir os objetivos, é um conjunto de técnicas de gestão que avaliam e auxiliam na tomada de decisão para administradores e empresários, assim vão além da missão e visão da empresa.

Algumas ações podem beneficiar as empresas através de responsabilidade social e ambiental, que correspondem a incentivos fiscais promovidos pelos órgãos: federal, estadual e municipal por renúncia fiscal para aplicação em diversos projetos sociais que desoneram os cofres públicos.

Profissionais Contábeis

Pelo momento atual, é certo admitir que recai aos profissionais de contabilidade, auditoria, perícia, auditores e consultores, uma enorme responsabilidade no exercício da atividade, devido a latente informatização das operações nas empresas que visão transparência e maior controle.

Por isso, o autor recomenda a contratação de um seguro para garantir a responsabilidade, por erro, dolo, inconsistência contábil e irregularidades que venham a ocorrer.

PASSO 02

O que é Tributo?

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituído em lei e cobrada mediante atividade administrativa e plenamente vinculada” (Código Tributário Nacional – artigo 3º).

Classificações de tributos podem ser por espécie:

1- Impostos são cobranças compulsórias sem obrigatoriedade de qualquer tipo de contraprestação da Administração pública.

Exemplos: IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica), IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), ITR (Imposto Territorial Rural), e IPVA (Impostos s/Propriedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com