TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de custos

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE EDUCACIONAL ANHANGUERA DE LIMEIRA

Ciências Contábeis

CARINA APARECIDA BALEEIRO MENGUE           RA:7415626633

ELAINE DA SILVA MENDES                               RA:6814004283

ELTON RODRIGO PEREIRA                              RA:6814004285

JOICE CRISTINA GOMES                                    RA:6816449221

RAFAELA CORREA LEITE                            RA:6819280132

RODOLPHO DA ROCHA SERPELONI                   RA:6893525638

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCIERAS
Atividade Prática Supervisionada

Profº. William Ferreira dos Santos.

Limeira/SP

Abril de 2015.

ÍNDICE:

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

PASSO 1: Estrutura das Demonstrações Financeiras.        

PASSO 2: Pontos Importantes Estrutura das Demonstrações Financeiras        

PASSO 3: Cálculo Análise Vertical e Horizontal        

PASSO 4: Relatório Análise Vertical e Horizontal        

ETAPA 2        

PASSO 1: Técnica de Análise por Índices        

PASSO 2: Índices para Análise de Balanço        

PASSO 3: Cálculos e Análises        

PASSO 4: Resenha Econômico-Financeira        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

INTRODUÇÃO

Através da realização da atividade prática supervisionada (ATPS), desenvolvemos um olhar crítico sobre a evolução da profissão que escolhemos para seguir em nossa jornada profissional.

        Conseguimos relacionar o estudo proposto com aspectos que estão presentes ao nosso redor, e assim, analisar a contabilidade de uma maneira geral.

        Por fim, criou-se uma melhor convivência em grupo estimulando a responsabilidade de cada componente no que se refere ao estudo e o desenvolvimento profissional, além do melhor conhecimento da ciência social que estudamos, ou seja, aquilo que faz ou fará parte de nossa futura jornada profissional.

ETAPA 1

PASSO 1: Estrutura das Demonstrações Financeiras.

Leitura e entendimento do texto: “Estrutura das Demonstrações Financeiras”.

PASSO 2: Pontos Importantes Estrutura das Demonstrações Financeiras

Falar sobre Contabilidade não é uma tarefa fácil!        
Talvez pelo fato de ser uma função trabalhosa para quem executa e simples para quem vê, ou ainda, pelas inúmeras ferramentas que a contabilidade dispõe no quesito de informações para tomada de decisão, a fim de auxiliar a gestão de empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

  • Dentre as inúmeras estruturas em que a contabilidade se apresenta aos seus usuários, focando sempre na melhor maneira de expor a situação financeira de uma empresa, o mais importante é compreender a estrutura das demonstrações financeiras, e o que significa cada item patrimonial e de resultado dentro dos relatórios.
  • Demonstrações Financeiras: Têm por objetivo fornecer informações referente a posição patrimonial e financeira de uma empresa, com data estabelecida. É muito importante para a tomada de decisão de investidores e/ ou gestores.
  • Balanço Patrimonial: Composto pelas contas patrimoniais, subdividas em ativo e passivo, é a principal demonstração financeira da contabilidade. O BP exibe de forma clara, a situação econômica financeira do patrimônio de uma empresa, em um determinado período.
  • Ativo: Nada mais é que a contabilização financeira referente ao conjunto de bens e direitos que uma empresa possui. No Ativo, segundo a Legislação Brasileira, há uma divisão de três grupos, sendo ele: Circulante (até 1 ano); Realizável Longo Prazo (mais de 1 ano) e Permanente (Investimentos, Imobilizados e Diferido). Todas as contas são classificadas em ordem de grau de liquidez, ou seja, quão rápido pode ser convertido em dinheiro.
  • Passivo: Caracteriza-se pela demonstração das dívidas e obrigações da empresa, ou seja, os pagamentos que devem ser efetuados. Assim como o Ativo, também tem a divisão dos mesmos 3 grupos, que dita os diversos prazos para pagamento das dívidas empresariais.
  • DRE: Demonstração de Resultado do Exercício. É um relatório contábil que evidencia o lucro ou prejuízo de uma empresa. É elaborado com base nas informações do balanço patrimonial, e evidencia de forma resumida as receitas (fontes de recursos) e as despesas e custos (aplicações de recursos). Em contrapartida ao ativo e passivo, que mostram os saldos de cada conta, a DRE mostra a soma dos valores do período.
  • Capital de Giro: É o ativo circulante, onde uma reserva de recursos da empresa é utilizada para fazer os negócios acontecerem (girar) e suprir as necessidades financeiras de uma empresa ao longo do tempo, ou seja, é com estes recursos que a empresa irá manter sua situação de liquidez.
  • Capital de Terceiros: São dívidas de curto e longo prazo, exibidas no Passivo Exigível, ou seja, representa os investimentos feitos com recurso de terceiros, tais como financiamentos, estoque os fornecedores, utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da empresa.
  • Liquidez: Refere-se à velocidade e facilidade em que um ativo pode ser convertido em dinheiro. Quanto mais rápido, maior é a liquidez daquele ativo. Referente ao BP, as contas patrimoniais Caixa e Bancos, mais Aplicações Financeiras, formam o conjunto de maior liquidez.
  • Capital Próprio: São recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa, ou seja, é a riqueza liquida a disposição dos sócios. No BP, é representado pelos registros do Patrimônio Líquido.
  • Tipos de Balanço:
  • Legislação Societária: É o tipo mais comum e mais encontrado, em suma, utilizado por empresas LTDA. e S.A. de Capital Fechado;
  • Correção Integral ou Moeda Constante: É a forma obrigatória para S.A. de Capital Aberto (empresas com ações negociadas em Bolsa de Valores ou com debêntures emitidas);
  • Nenhum Tipo: neste módulo, classificam-se as micro empresas, que não são obrigadas a manter escrituração contábil normal, portanto não obrigadas a apresentar um balanço na conforme a legislação.
  • Análise das Demonstrações Financeiras: Conforme o Comitê de Pronunciamentos Contábeis o objetivo das demonstrações contábeis “é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica”.
  • Análise Vertical: Determina a relevância de cada conta em relação a um valor total. No Balanço Patrimonial a base é o capital total, já na Demonstração de Resultados, o referencial é a Receita Operacional Líquida.
  • Análise Vertical: demonstra o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos. A análise horizontal compara percentuais ao longo de períodos, ao passo que a análise vertical compara-os dentro de um período.
  • Para cálculo na HP-12:

O que é feito

Dados

Teclas

Eliminar casas decimais

f0

Arquivar a base

Valor R$ da base

ENTER

Cálculo

Valor R$ da conta

%T

Recuperação da Base

R↓

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (619.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com