TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CAMPINAS – SP

2015

Sumário

Introdução 3

O que é Auditoria? 4

Demonstrações Contábeis Auditadas 5

Planejamento de Auditoria 6

Lei Sarbanes-Oxley . 8

Conclusões Finais 9

Referências Bibliográficas 10

Introdução

Nesse trabalho de Auditoria pretende mostrar a sua importância, seus conceitos, os conhecimentos necessários de um auditor interno ou externo, além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.

Veremos o processo de planejamento de auditoria, o conceito da Carta de Responsabilidade e da Lei de Sarbanes-Oxley.

As informações obtidas fora da empresa pela auditoria, tais como relativas à confirmação de contas de terceiros e de saldos bancários, por exemplo, se as fontes externas que geralmente oferecem melhores características de credibilidade do que aquelas obtidas dentro da própria entidade auditada. Ao verificar um conjunto de demonstrações contábeis, o primeiro problema que o auditor enfrenta é o de determinar exatamente o que o conjunto de demonstrações contábeis pode representar, o auditor deve ser contador bastante competente, a fim de poder ler as demonstrações contábeis com suficiente compreensão e habilidade.

Vamos aprender sobre a responsabilidade de o auditor tem sobre as empresas auditadas ressaltando sobre o código de ética que rege seus trabalhos, onde é prevista a confidencialidade sobre informações obtidas durante seu trabalho.

Etapa 1

O que é Auditoria?

Auditoria é uma verificação organizada, conferência das atividades desenvolvidas na empresa, tem o objetivo de investigar se elas estão de acordo com as disposições planejadas, se foram feitas com eficácia e se estão adequadas.

Quais os tipos de auditorias existentes?

Auditoria Interna e Auditoria Externa.

A Auditoria Interna – realizada por auditores que são funcionários da própria empresa, tem objetivo de desenvolver um plano de ação que ajude a organização a obter seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.

Seu objetivo geral é avaliar e ajudar a alta administração e desenvolver suas atribuições, oferecendo-lhes análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades diagnosticadas.

A Auditoria Externa – realizada por instituição externa e independente da entidade fiscalizada, com o objetivo de passar um parecer sobre a gestão de recursos da entidade, sua posição financeira, a legalidade e regularidade de suas operações.

É realizada por auditores terceirizados, exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade. Tem por objetivo afirmar a legitimidade dos dados patrimoniais e financeiros apresentados no balanço da entidade.

Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

O auditor precisa ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), será responsável por analisar os regulamentos de terceiros das empresas. É necessário observar os regulamentos externos, ser sigiloso sobre informações obtidas, reportar eventuais sugestões sobre possíveis melhorias de sistemas de controle, somente reportar fatos que possam ser comprovados por documentos verificados e que não possam ser contestados. As demonstrações contábeis são de responsabilidade do auditado por tudo que estar na relação ou que talvez tenha esquecido.

Qual a postura que um auditor deve ter?

Executar o processo de auditoria sem se desviar do principal, agir sempre de modo ético, avaliar evidências objetivas com isenção, ter cuidado com o pessoal envolvido de maneira mais vantajoso para se atingir os objetivos da auditoria, ser observador, imparcial, flexível, organizado, amigável e paciente.

Etapa 2

Demonstrações Contábeis Auditadas

Demonstração Qual objetivo desta demonstração? Qual finalidade de Auditar

Balaço Patrimonial -Representa bens e direitos

-Obrigações da Empresa

-Formado em duas partes Ativo e Passivo Examinar a integridade, e a adequação, eficácia controle internos.

Demonstrativos Da Mutação do Patrimônio - Capital

- Reserva de Capital

-Ajuste de Avaliação Patrimonial.

- Reserva de Lucro

- Ações em Tesouraria

- Prejuízo Acumulados

Examinar a integridade, e a adequação, eficácia controle internos, ver a variação do patrimônio.

Demonstrativo do Resultado de Exercício -apurar receita

-despesa

-custo de mercadoria

-Provisão CSLL E IRPJ Examinar a integridade, e a adequação, eficácia controle internos.

Demonstrativo do Fluxo de Caixa -Capacidade de Gerar recursos

-Método Direto e Indireto Examinar a integridade, e a adequação, eficácia controle internos.

Demonstrativo do Valor Adicionado -verificar onde recursos foram empregados. Examinar a integridade, e a adequação, eficácia controle internos.

Notas explicativas Explicação complementar das contas da empresa. Examinar a integridade, e a adequação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com