TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

A auditoria e umas das técnicas contábeis que tem a função de verificar os registros contábeis (documentos, livros, diários, etc.), com o objetivo de combater as possíveis fraudes, ou até mesmo para prevenir as entidades de possíveis irregularidades. A auditoria contábil fornece informações seguras e transparentes, que possibilita a identificação de possíveis falhas no controle interno ou no sistema financeiro de uma determinada entidade (Organização, Empresa, Ong, Etc.). A auditoria pode ser realizada em qualquer tipo de entidades, que tem por dificuldade mostrar os diversos aspectos da entidade, como: administrativo, técnico econômico, fiscal, patrimonial, ético, etc. A auditoria pode ser interna ou externa ou independente,

1. Auditoria Interna: É o conjunto de atividades de consultorias independentes e de assessoramento, e que realizada pela própria empresa. A auditoria interna desempenha um papel de grande importância fundamental para as empresas, pois ela identifica riscos e falhas de controles em seus trabalhos.

2. Auditoria Externa ou Independente: É o conjunto de atividades de consultorias e de assessoramento, e que realizada por uma empresa externa ou por um auditor independente.

Analise de Demonstrativos Contábeis

Essa técnica contábil consiste na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis e tem por finalidade passar informações uteis para a tomada de decisões por parte dos administradores, diretores, contadores e usuários da empresa. As demonstrações analisadas podem ser: o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (ou a demonstração das mutações do patrimônio líquido), a demonstração do resultado do exercício e a demonstração das origens e aplicações de recursos. A técnica de análise contábil pode também ter aplicação para valores não evidenciados nas demonstrações, mas que possam ser decompostos, comparados e interpretados. Exemplos de demonstrações não evidenciadas: os salários, aluguéis, juros, etc. podem ser relacionados, por mês de competência, para análise das variações mensais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com