TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

Escola Estadual Messias Pedreiro

Adão Alves

Ana Paula

Filipe Naves

Laura Salles

Luiz Felipe

Thalita Assis

Analise do filme 1984 sob os conceitos de Emile Durkheim

Uberlândia

2015

Escola Estadual Messias Pedreiro

Adão Alves

Ana Paula

Filipe Naves

Laura Salles

Luiz Felipe

Thalita Assis

[pic 1]

Analise do filme 1984 sob os conceitos de Emile Durkheim

Trabalho realizado como atividade complementar do bimestre na

disciplina Sociologia, do segundo ano do ensino médio,

ministrada pela professor Heitor Zanoni.

Uberlândia

2015

Sumário:

1.        RELATÓRIO:        

2.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

Resumo: O livro “1984” foi escrito por George Orwell e deu origem ao filme homônimo. A sociedade retratada vive sob um regime totalitário e tem todos seus passos são minuciosamente monitorados por telas que estão em toda parte. Esta análise busca entender  e relacionar  o filme com os conceitos apresentados pelo sociólogo Emile Durkheim, mais especificamente ,Fatos Sociais, Socialização, Anomia Social,- Consciência Coletiva e Consciência Individual, Divisão Social do Trabalho, Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica, Suicídio.

Palavras-chave: 1984; controle; informação; manipulação; poder.

  1. RELATÓRIO:

O filme 1984, de Michael Radford, é uma obra baseada no livro de George Orwell,

publicado em 1949, com o título original Nineteen Eighty-Four. O filme, mostra o que

seria uma futura Inglaterra  relata como  funciona uma sociedade, Oceania, controlada por um governo totalitário, o Partido Ingsoc, que busca a dominação e alienação da população através do controle de seus pensamentos e ações, da alteração e manipulação da história, das informações, das palavras e significados, de acordo com os interesses do Partido. Ai, se vê,  segundo Durkheim, os “fatos sociais”, em que  estes  se consistem nas maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coação externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder reconhece-se, por sua vez, pela existência de uma sanção determinada ou pela resistência que o fato opõe a qualquer iniciativa individual que tenda a violentá-lo

Para tal, os dirigentes do Partido utilizam telas de TV espalhadas pelas cidades que, além de emitir constantes mensagens e informações manipuladas pelo governo sobre questões econômicas,sociais e a respeito de guerras e batalhas, captavam imagens com o intuito de vigiar a conduta dos indivíduos, através ainda da personificação do chamado Grande Irmão (Big Brother).

 As três superpotências apresentadas no filme, Oceania, Eurásia e Lestásia, estavam constantemente em guerra. Winston Smith (John Hurt) é um funcionário do Partido Exterior, uma fração do Ingsoc,que trabalha no Ministério da Verdade reescrevendo as informações e notícias de modo que  essas transmitam uma imagem positiva para a população. Desta maneira cria se o que Durkheim chama de solidariedade mecânica, pois se considera mais importante a consciência coletiva superior à consciência individual, suprimindo – por assim dizer – a personalidade do indivíduo. Ou seja, o indivíduo é uma coisa da sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos. Necessidade de um conjunto de crenças e sentimentos comuns a todos os membros mais ou menos organizada.

 Smith inicia um relacionamento com Julia (Suzanna Hamilton) e os dois passam então a desafiar as regras e o controle do Partido, que deseja eliminar a libido na população, bem como os bons sentimentos que não sejam direcionados ao Grande Irmão. Aqui vemos que se aplica o conceito de Anomia para Durkheim  que diz, que  "faltará uma regulamentação durante certo tempo. Não se sabe o que é possível e o que não é, o que é justo e o que é injusto, quais as reivindicações e esperanças legítimas, quais as que ultrapassam a medida" .Torna-se claro na obra a distinção existente entre as classes sociais, que se dividem em Partido Interno (Igsoc), chamado de “O Partido”, que consistiria na classe dominante e opressora; Partido Exterior, onde estavam os trabalhadores das áreas administrativas do governo, sendo vigiados e controlados constantemente pelo mesmo; e os proletários, constituindo 85% da população que é abandonada pelo governo e que, em algumas falas, são chamados de “animais”, tendo acesso a comida, bebidas e livros ruins, “escritos” por maquinas. Aqui temos a solidariedade orgânica de Durkheim, pois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com