TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  30/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Assunto: Auditoria Interna nas Empresas Públicas.

A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade. Sem tais indagações, a organização pode ficar a mercê de fraudes, erros, ineficiências e outras irregularidades, praticadas por agentes internos (administradores, colaboradores) ou externos (clientes, fornecedores). (autor, ano)

  A técnica de auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes instituições e da taxação do imposto de renda baseado nos resultados apurados em balanço. Sua evolução ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico, com grandes instituições formadas por capitais de muitas pessoas, que têm na confirmação dos registros contábeis a proteção ao seu próprio patrimônio (FRANCO;  MARRA, 1992).

Segundo Franco e Marra (2000), as primeiras auditorias eram denominadas corretivas e o seu objetivo era assegurar aos proprietários que os empregados contratados controlavam corretamente as contas, que não faltava nenhum bem e que os valores eram exatos. Estas auditorias envolviam todas as operações e registros contabilísticos. Em 1164, existia na Itália, Auditores profissionais ao serviço da Catedral de Milão, mas o cargo de auditor foi criado na Inglaterra. Mas foi com a Revolução Industrial no início do Século XIX, e o desenvolvimento das sociedades anônimas que surge a figura do Auditor mais próximo do atual. Nesta alturas a atividade de auditoria limitava-se a um trabalho de mera vigilância e os objetivos restringiam a detectação de erros, fraudes e irregularidades, através da análise detalhada das transações.

  No ano de 1880 é criada a Associação dos Contadores Públicos Certificados na Inglaterra (Institute of Chartered Accountants in England an Wales), em 1886, cria-se nos Estados Unidps e em 1894, é criado na Holanda o Instituto Holandês de Contabilidade Pública. Em 1978 foram aprovados as normas internacionas para a prática da auditoria interna (Standards for the Professional Practice of Internal Auditing- SIAS), da IIA, realizada nos Estados Unidos da América, normas orientadoras da profissão de Auditoria Interna. A revisão de 1981 reforça da atividade de Auditoria Interna ao serviço da entidade, em conformidade com as normas para a prática da Audioria Interna e com as normas de conduta do Código de Ética do referido Instituto. A nível Nacional em 28 de Fevereiro do ano 2000, na cidade da Praia é criada a OPACC (Ordem Profissional de Auditorea e Contabilistas Certificados), pelo Decreto-Lei n 12/2000 de 28 de Fevereiro.

  No Brasil, o surgimento do mercado de auditoria está relacionado com influências específicas, entre elas, a necessidades de financiamentos de empresas brasileiras através de entidades internacionais, crescimento dos negócios (necessidade de capital de giro e investimentos fixos), a descentralização e diversificação de  atividades econômicas, a evolução do mercado de capitais, a instalação de filiais e subsidiarias de firmas estrangeiras, a criação das normas de auditoria para instituições financeiras, determinadas pelo Banco Central do Brasil, criação da CVM - Comissão de Valores Mobiliários e promulgação da Lei das Sociedades Anônimas (Lei 6.404) em 1976. (BRASIL, 1976).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com