TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  4/11/2015  •  Artigo  •  7.571 Palavras (31 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 31

FACULDADE INTEGRADA METROPOLITANA DE CAMPINAS - METROCAMP

Débora Amanda dos Santos

Jean Carlos Ananias

Laryssa Cristina Desto

Patricia Cavalcante Paliota

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE ATENDER UMA AUDITORIA EXTERNA.

Campinas

2015


FACULDADE INTEGRADA METROPOLITANA DE CAMPINAS - METROCAMP

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE ATENDER UMA AUDITORIA EXTERNA.

Projeto de Pesquisa apresentado à Faculdade Integrada Metropolitana De Campinas - Metrocamp IBTA, como exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis sob a orientação do prof. Esp. Alessandre Oliveira Ferreira.

Campinas

2015

Sumário

1.        Introdução        

1.1.        Situação Problemática        

1.2.        Problema        

1.3.        Hipótese        

1.4.        Objetivos        

1.4.1.        Objetivos        

1.4.2.        Objetivos Intermediários        

1.5.        Metodologia        

1.6.        Justificativa        

2.        Auditoria        

2.1.        Normas de Auditoria        

2.1.1.        Do papel de trabalho        

2.1.2.        Do parecer do auditor        

3.        O “Bar da Praça”        

3.1.        A escrituração contábil da empresa        

4.        Controles Internos e Sugestões de melhorias        

4.1.        A informatização da informação contábil        

5.        Referências        

  1. Introdução

A contabilidade é uma ciência social que estuda e visa o controle e o registro dos atos e fatos econômicos, financeiros e administrativos de qualquer entidade, nos dias de hoje tem um papel muito importante no patrimônio das pessoas física e jurídica. Isso acontece desde que não existia moeda, escrita e nem número, muitos pastoreios utilizavam as pedras ou desenhos nas paredes para marcar a quantidade do seu rebanho, a contagem das pedras representava os lucros caso os rebanhos se reproduziam ou a perda quando morriam.

A história da contabilidade é bem antiga, tudo começa na bíblia, que é considerado o livro mais antigo do mundo, também consta uma passagem que se refere da contabilidade (livro de Jó cap. 42 versículo, 12). Por sua vez, frei Lucca Pacioli, criou a teoria das partilhas dobradas onde cada débito tinha que haver um crédito de igual valor, assim possibilitando as novas regras e leis para uma contabilidade universal padronizada.

Por englobar vários campos de atuação, escolhemos a auditoria para dar base ao estudo e norteara o andamento do trabalho, que tem por importância e ajudara os empresários a ter uma empresa mais limpa. Contratam o serviço na hora de tomar determinada decisão, é nele que irá acontecer a análise nas minuciosas áreas contábeis, fiscais e trabalhistas.

Com o passar dos anos vários decretos começaram a surgir e fortalecer ainda mais a profissão no Brasil e evidenciar a importância de um contador para a vida saudável de uma empresa.

Em 2007 foi criada a lei 11.638, que levou a contabilidade no Brasil aos moldes internacionais, que até o momento era feita para atender ao fisco, passou a ser feita de acordo com os fatos ocorridos e assim, deixando-a padronizada com os demais.

De auditoria, o estudo será feito minunciosamente sobre os dados contábeis países.

Escolhemos uma empresa de pequeno porte, para realizarmos estudos e analises de caso, para implantarmos o sistema fornecido por ela.


  1. Situação Problemática

A auditoria externa no Brasil é obrigatória para empresas que possuem um faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões, em alguns casos de grupos multinacionais que a matriz exige que a filial brasileira tenha uma auditoria para fins de report.

Uma empresa de médio porte, na maioria das vezes não possui um faturamento ou um patrimônio com os valores citados acima. Empresas de médio porte costumam ter um quadro de funcionários reduzido quando comparados com uma empresa de grande porte, e por esse motivo acabam contratando serviços terceirizados para determinadas funções, sendo uma delas a contabilidade.

Sendo assim, em uma empresa em que o escritório de contabilidade torna-se encarregado por toda parte contábil, a entidade por sua vez passa a ser responsável unicamente pela entrega das informações e documentações para o contador.

A empresa de médio porte que venha receber uma auditoria externa terá grandes dificuldades para passar as informações necessárias para os auditores, pois os seus funcionários não terão o conhecimento da contabilidade necessária para atender os requerimentos.

        

  1. Problema

Diante disso, o problema de pesquisa que norteara o trabalho é: Quais são os procedimentos necessários que uma empresa de pequeno porte precisa para ser auditada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (311.2 Kb)   docx (60.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com