TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.857 Palavras (20 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: AUDITORIA

ELIZÂNGELA CARDOSO DA SILVA, RA 360215

FRANCYELLY POTÊNCIO ALVES, RA 360437

LUZINILDE PERREIRA DA SILVA, RA 361325

ROSÂNGELA BARROS DE OLIVEIRA, RA 362228

JOÃO VIEIRA ALBINO, RA 360768

AUDITORIA: Transparência nas Demonstrações Auditadas.

PROFESSORA: Especialista Carmem Martins Régis

PALMAS, TO

2º/2015

RESUMO

A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes empresas e da taxação do imposto de renda, baseado no lucro expresso nas demonstrações contábeis. Sua evolução ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econômico e com as grandes empresas formadas por capital de muitas pessoas. A auditoria de demonstrações financeiras consiste numa conferência sistemática e rigorosa das contas de uma empresa, a fim de verificar a consistência da demonstração de resultados especificada no livro contábil. A Auditoria de Demonstrações financeiras continua a ser uma atividade regulada no país pelas normas de contabilidade, havendo regras específicas a serem seguidas pelos profissionais, provenientes do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) (profissionais contábeis em geral), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) (profissionais do mercado de capitais), Banco Central do Brasil (BCB) (profissionais das instituições financeiras) e tribunais de contas (profissionais da administração pública).

        

Palavras-chave: Auditoria Transparência e Evidenciação.

RESUME



The audit came as a result of the need to confirm the accounting records, because of the emergence of big business and the taxation of income tax, based on profit expressed in the financial statements. Its evolution occurred in parallel with economic development and large companies made up of capital for many people. The financial statement audit is a systematic and rigorous checking of the accounts of a company in order to check the consistency of the income statement specified in the ledger. The audit of financial statements continues to be a regulated activity in the country by the accounting standards, with specific rules to be followed by professionals from the Federal Accounting Council (CFC) (generally accounting professionals), the Brazilian Securities Commission (CVM) (professionals in the capital market), Central Bank of Brazil (BCB) (professionals from financial institutions) and accounts courts (professional public administration).




Keywords: Audit, Transparency and Disclosure.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 AUDITORIA CONTABIL        

2.1 O que é Auditoria.        

2.2 Tipos de Auditorias existentes.        

2.2.1 Auditoria Contábil e Tributária        

2.2.2. Auditoria Operacional        

2.2.3 Auditoria Gestacional        

2.2.4 Auditoria de Sistemas Informatizados        

2.2.5 Auditorias Especiais ou Investigações Especiais        

2.3 Responsabilidades do auditor externo e do auditado.        

2.4 Quais Postura que um Auditor deve ter.        

2.4.1 Ética Aplicada à Auditoria        

3 DEMONSTRACOES CONTABEIS AUDITADAS        

4 CARTA DE RESPONSABILIDADE E LEI SARBANES-OXLEY        

4.1 A importância da Carta de Responsabilidade        

4.2 Lei Sarbanes-Oxley        

4.3 Impactos causados pela lei Sarbanes-Oxley nas empresas de auditoria        

7 CONCLUSÃO        

8 BIBLIOGRAFIA        


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo, abordar e descrever a importância da Auditoria das Demonstrações para as empresas, pois como se sabe, os gestores das organizações preocupam-se com a correta aplicação de seus recursos, pois quando utilizados indevidamente podem ocasionar efeitos contrários a seus objetivos, prejudicando o negócio e a rentabilidade das mesmas. Gerir uma organização de forma transparente com métodos que visam proteger o seu patrimônio, assegurando uma melhor tomada de decisão e transmitindo confiabilidade são pontos que fazem com que as empresas se destaquem no mercado e satisfaçam seus clientes.

 A função da contabilidade é estudar e controlar o patrimônio das empresas, e para tornar mais eficiente esse controle, tem-se a auditoria que através de suas técnicas pode confirmar a veracidade das demonstrações contábeis, dando uma maior credibilidade nas informações. Para buscar a modernização e o sucesso dos seus negócios, os gestores das organizações procuram utilizar planos com métodos e medidas denominados controles internos que buscam a eficiência operacional, diminuição de desperdícios, maior confiança e segurança quanto ao processo da tomada de decisões, visando proteger seus ativos. Para uma melhor compreensão do sistema empresa e seus controles faz-se necessário identificar conceitos relacionados a auditoria e controles internos, e a relevância que os mesmos possuem dentro de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)   pdf (325.3 Kb)   docx (116.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com