TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.703 Palavras (11 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário:

1.0 Introdução.

2.0 O que é Auditoria?

3.0 Quais os tipos de Auditorias existentes?

4.0 Quais as responsabilidades do Auditor externo?

5.0 Quais as responsabilidades do Auditado?

6.0 Qual a postura que um Auditor deve ter?

7.0 Quadro 1 - Demonstrações Contábeis Auditadas.

8.0 Quadro 2 – Planejamento de Auditoria.

9.0 Carta de Responsabilidade e sua Importância.

10.0 Lei Sarbanes-Oxley.

11.0 Conclusão.

12.0 Referência Bibliográfica.

1.0 Introdução

O objetivo desse trabalho é responder às questões apresentadas ao longo deste trabalho acadêmico, elaborar resenha e apontar os principais conceitos sobre a Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor.

Essa atividade é importante para o grupo entender o que é Auditoria Contábil e qual a sua importância na contabilidade, para que serve e como usar suas técnicas. Foi visto quais são as demonstrações contábeis auditadas e a finalidade de se auditar cada demonstração contábeis auditadas.

Elaboramos o processo de planejamento de auditoria com significado e função de cada ponto principal que se refere ao planejamento de auditoria. Com isso foi elaborado um relatório explicando a importância da Carta de Responsabilidade e o porquê da criação da Lei Sarbanes-Oxley e seus impactos causados nas empresas de auditoria.

2.0 O que é Auditoria?

“Auditoria significa conferência, verificação, analise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe.”

Uma auditoria é um processo de exame sistemático sobre as atividades desenvolvidas por uma empresa ou um setor de atividade, com objetivo de verificar se o que foi planejado nas normas é o mesmo do que o praticado na realidade. São diversos os motivos que levam as empresas a utilizarem os serviços de auditoria, dependendo do objetivo, um tipo de auditoria será o mais adequado.

A implantação de auditoria interna ou externa proporcionam diversas vantagens para a empresa, além de ser obrigatória, no caso de auditoria externa, para empresas com ações na bolsa de valores e empresas de capital fechado consideradas de grande porte.

3.0 Quais os tipos de Auditorias existentes?

A auditoria se divide em dois grandes grupos:

 Auditoria Interna: É conduzida por funcionários da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação informação, qualidade de serviços e produtos. Busca a identificação de não conformidades, prevenção ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

O procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes substantivos, os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade.

 A auditoria interna pode ser divida nos seguintes tipos:

I. Contábil: A auditoria interna contábil tem como foco principal os controles internos e a qualidade confiabilidade das informações geradas, em ultima análise, a salvaguarda dos ativos da empresa. Nesse sentido, busca adequação, integração e equilíbrio entre a gestão de riscos operacionais e os controles internos.

II. Operacional: A auditoria interna operacional, também denominada auditoria interna de desempenho, tem por objetivo a analise das atividades operacionais visando avaliar, e se necessário corrigir, a relação custo-benefício, entre os recursos demandados pela empresa e a sua aplicação de maneira eficiente de acordo com os objetivos operacionais, táticos e estratégicos determinados pela alta direção.

III. De Compliance: A auditoria interna de compliance tem como foco a verificação do cumprimento das normas aplicáveis à empresa e os seus regulamentos internos. Visa, em um primeiro momento, avaliar os riscos de sanções legais ou pecuniárias pelo não acatamento integral ou parcial das normas às quais a empresa está submetida. Na parte interna, avalia o cumprimento dos regulamentos, códigos de conduta e ética e todo e qualquer tipo de procedimentos administrativos determinados pela alta administração.

IV. De Sistemas: A auditoria interna de sistemas, junto com a auditoria interna contábil, é o alicerce para que a auditoria externa estabeleça o grau de confiança nos controles internos e, por conseguinte, determine o volume de testes a serem executados. O foco da auditoria de sistemas encontra-se na segurança e acuracidade das informações geradas pelo sistema de informação.

V. Fiscal e Tributária: A auditoria interna fiscal e tributária tem como principal objetivo a avaliação dos procedimentos fiscais e tributários utilizados pela empresa com o intuito de verificar o cumprimento das normas fiscais e tributarias de forma a inibir possíveis contingências futura. Compreende também a revisão das obrigações trabalhista e previdenciárias relacionadas com o departamento de recursos humanos.

VI. De Qualidade e Ambiental: Essas auditorias visam à melhoria dos sistemas de gestação de qualidade e ambiental, é um processo sistemático e documentado visando identificar possíveis problemas (riscos) e oportunidades de melhorias relacionadas direta ou indiretamente à melhoria da qualidade dos produtos e redução dos impactos ambientais das atividades da empresa. A auditoria de qualidade e a auditoria ambiental podem ser subdivididas em duas partes: a) auditoria interna para adequação de procedimentos e normas com fins de melhorias operacionais e de custos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com