TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

                       

[pic 1]

ATIVIDADE ESTRUTURADA

AUDITORIA OPERACIONAL

NOME: NATÁLIA SALDANHA DA SILVA

CURSO: CIÊNCIAS CONTABÉIS

MATRICULA: 201301047546

PROF: NELSON ANDRADE

NOITE

ESTÁCIO FIC

                                                                         

                                                       

                        AUDITORIA (RESPOSTAS)

  1.  Auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração.
  2. É assessorar no desempenho de suas funções e responsabilidades, de acordo com o planejamento e com o programa de trabalho, avaliando se a organização, o departamento, as atividades, os sistemas, os controles, as funções ou as operações estão atingindo os objetivos da empresa ou da organização. Também é preciso considerar como premissa a busca dos três “Es”.
  3. A legislação determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas que tem capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240,00 milhões. Más no geral as companhias  do último grupo que são enquadradas na lei por faturamento ou patrimônio não seguem a norma, a maioria por desconhecimento.
  4. Também conhecida como auditora externa a auditoria independente é uma atividade que utiliza procedimentos técnicos específicos tendo a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade.
  5. Para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser bacharel em Ciências Contábeis e devidamente registrado no CRC de sua região na categoria de contador. Uma das maneiras de se tornar auditor é participando dos processos seletivos das empresas. São necessários também conhecimentos específicos sobre a profissão e a aplicação prática destes conhecimentos. Existem alguns setores, como: companhias abertas, instituições financeiras, seguradoras, planos de saúde ou sociedades sem fins lucrativos, (a partir de determinado valor de receita bruta anual) que só podem ser auditados por profissionais com cadastro na CVM. A auditoria independente é uma profissão que exige muita qualificação prática e teórica, através do cumprimento da educação continuada, para que possa ser corretamente exercida.
  6.  A auditoria interna é feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência. A importância desse tipo de auditoria se dá na administração e averiguação de todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa. Ou seja, por meio desta, é possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo efetivos e realizados dentro dos critérios. Com o mesmo intuito, funciona a auditoria externa ou auditoria independente, porém, em extensões diferentes. O auditor externo trabalha de forma independente, sem vínculo empregatício com a empresa. Ele também trabalha em parceria com o auditor interno, para testar a eficiência dos sistemas utilizados. Normalmente, o auditor externo funciona como um consultor e tem sua atenção voltada para a confiabilidade dos registros contábeis.
  7. De acordo com Attie (2011), a auditoria tem o objetivo de examinar as demonstrações contábeis, reunindo as informações do sistema de controle interno da organização, e para isso deve cumprir três etapas: Etapa inicial da auditoria: nessa etapa a organização solicita os serviços do auditor Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 5 – nº 1 - 2014 independente. A obrigação dele nesse momento é de identificar a razão para sua contratação, o volume do trabalho e os honorários adequados. Quando ocorre o acordo entre o auditor e a organização, deve ser emitida uma carta-proposta pelo auditor, onde constam todas as informações que foram estabelecidas, com os direitos e obrigações entre as partes. Etapa da execução da auditoria: o início do processo de auditoria é o planejamento, essencial para prever os trabalhos a serem executados e estabelecer a realização das tarefas para atingir os objetivos visados. Após planejar o auditor precisa conhecer as ferramentas de controle interno e ter acesso a elas, pois apresentam os registros contábeis e a veracidade das operações. Com isso o auditor começa a documentar seus papéis de trabalho. Através de testes são examinados os procedimentos de controle interno e demais itens necessários para unir as evidências e fundamentar a opinião do auditor. Etapa de conclusão da auditoria: após obter todas as informações necessárias, o auditor deve avaliar seus papéis de trabalho e as evidências que encontrar, para aplicar o julgamento necessário e emitir o relatório da auditoria.
  8.  controle interno consiste num conjunto de políticas e procedimentos que são desenvolvidos e operacionalizados para garantir razoável certeza acerca da confiança que pode ser depositada nas demonstrações financeiras e nos seus processos correlatos, bem como na correta apresentação daquelas demonstrações financeiras, garantindo que foram preparadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos e que incluem políticas e procedimentos de manutenção dos registros contábeis, aprovações em níveis adequados e salvaguarda de ativos.
  9. A auditoria no setor público, especificamente, é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre a situação encontrada e determinado critério técnico, operacional ou legal. A Auditoria Governamental tem por objetivo primordial o de garantir resultados operacionais na gerência da situação pública. Observando os aspectos relevantes relacionados à avaliação dos programas de governo e da gestão pública.
  10. É a análise ou comparação de um processo produtivo qualquer tendo como critérios parâmetros previamente definidos por um corpo qualificado que acredita ter nesses critérios as melhores maneiras de se produzir. A auditoria operacional pode ser aplicada a qualquer área de uma organização, bastando simplesmente que mereça tal atenção e cuidado.

CICLO

ABRANGÊNCIA

Receitas

Vendas, deduções de vendas, custos das mercadorias vendidas, contas a receber, caixa e bancos, desconto sobre vendas, notas de crédito.

Folha de Pagamento

Despesas com pessoal, custos administrativos, custos de produção, despesas de encargos sociais, salários e obrigações sociais a pagar, a recolher, caixa e bancos.

Compras e desembolsos

Estoque de produção de material de papelaria e almoxarifado, imobilizado, investimentos, diferido, realizável, serviços de advogado, de consultoria, de limpeza, de comunicação, de transporte, de alimentação, de promoção comercial, de ocupação, outros serviços e despesas gerais.

Ciclo de Produção

Contas de acumulação dos custos de matéria-prima, de mão-de-obra e de gastos indiretos de produção, estoques, e custos das mercadorias vendidas.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com