TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditoria do Patrimônio Liquido

Por:   •  26/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

AUDITORIA

DO PATRIMÔNIO

LÍQUIDO

Uberlândia

2018

OBRJETIVO DA AUDITORIA

A empresa visando guardar e salvaguarda seus interesses, constitui por política, a área de auditoria que tem por finalidade fornecer aos administradores, em todos os níveis informações que os auxiliem a controlar os aspectos e atividades pelas quais são responsáveis.

        Tendo em vista fortalecer a base da auditoria e permitir que sua atividade se desenvolva no mais alto grau de aceitação e profissionalismo, a auditoria atuará em nível de assessoria reportando-se diretamente ao presidente do conselho de administração e em sua falta ao diretor-presidente.

        

Normas e procedimentos – NBTCA e orientações IBRACON

Procedimento de auditoria são as investigações técnicas que tomadas em conjunto permitem a formação fundamentada da opinião do auditor sobre trabalho realizado.

Os procedimentos de auditora são ferramentas técnicas das quais o auditor se utiliza para a realização do trabalho. As principais técnicas de auditoria são: Exame físico        ; Exame documental; Conferencia das contas; Exame dos lançamentos contábeis; Entrevistas; Amostragem.

O instituto dos auditores independentes do Brasil surgiu com o objetivo de concentrar em um único órgão a representatividade dos profissionais das empresas o IBRACON, é o único órgão congregação dos auditores independentes.

Criado oficialmente 13 de dezembro de 1971, chamava-se IAIB. A transformação para IBRACON aconteceu em 1º de julho de 1982, e abriu o quadro e passou a ser denominado Instituto Brasileiro de contadores.

PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

Parra realizar esses procedimentos de auditoria vai depender da avaliação do controle interno e da materialidade.

Procedimentos utilizados nos trabalhos de auditoria.

Exame físico, Confirmação, Documentos, Cálculos, Escrituração, Investigação, Inquérito, Registros auxiliares, Correlação, Observação.

ORIENTAÇÃO

O programa de auditoria deve ser elaborado com intuito de evitar trabalhos desnecessários ou que não atendam os objetivos definidos.

O auditor deve estar alerta para evitar possíveis trabalhos desnecessários ou deixar de realizar trabalhos não programados.

Para a efetividade do controle e a materialidade o auditor deve verificar a data de aplicação dos procedimentos de auditoria. Caso o controle interno seja jugado como adequado, os exames de auditoria podem ser realizados em datas intermediaria à do encerramento. Exames de auditorias voltados ao patrimônio líquido, o auditor deve entrar em contato com as normas ou regulamentos oficiais e estatutos societários. Em quaisquer casos de dúvidas ou interpretações, o auditor deve recorrer a fontes externas, tais como advogados, para melhor consubstanciar sua opinião ou reformular conceitos. Exames de auditorias voltados ao patrimônio líquido, o auditor deve entrar em contato com as normas ou regulamentos oficiais e estatutos societários. Em quaisquer casos de duvidas ou interpretações, o auditor deve recorrer a fontes externas, tais como advogados, para melhor consubstanciar sua opinião ou reformular conceitos. A auditoria do patrimônio líquido tem as finalidades de determinar se as ações ou o título de propriedade do capital social foram adequadamente autorizados e emitidos, determinar se todas as normas descritas nos estatutos sociais, as obrigações sociais e legais foram cumpridas, determinar se foram utilizados os princípios de contabilidade, determinar a existência de restrições de uso das contas patrimoniais, determinar se o patrimônio líquido está corretamente classificado no balanço patrimonial, se as divulgações cabíveis foram expostas por notas explicativas.

Segundo a Lei das Sociedades por Ações, as seguintes transações são classificadas como reservas de capital, ágio na colocação de ações e alienação de partes beneficiárias e bônus de subscrição. A nova norma da lei societária estabelece que serão classificados como ajustes de avaliação patrimonial (AAP), enquanto não computados no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência de sua avaliação a valor justo.

As principais transações classificadas nesse grupo de contas são os ajustes a valor de mercado de aplicações financeiras disponíveis para venda, ajustes a valor de mercado de instrumentos financeiros derivativos de proteção de fluxos de caixa, ajustes a valor de mercado de instrumentos financeiros de proteção cambial de investimentos no exterior.

As reservas de lucros representam valores retidos de lucros acumulados. As Ações em Tesouraria representam uma conta devedora, classificada no patrimônio líquido, onde são registradas as aquisições de ações de emissão da própria companhia.

Os dividendos representam valores pagos aos acionistas com o objetivo de remunerá-los pela aplicação de capital na companhia. A revisão do controle interno tem a finalidade de determinar ao auditor qual a confiabilidade depositada no controle interno para a definição dos procedimentos de auditoria a serem aplicados, bem como o momento de sua aplicação e sua extensão.

PRÊMIO NA EMISSÃO DE DEBÊNTURES

A partir de 1º.01.2008, em relação ao prêmio na emissão de debêntures, a pessoa jurídica deverá (Lei nº 11.941/2009, art. 19): a) reconhecer o valor do prêmio na emissão de debêntures em conta do resultado pelo regime de competência e de acordo com as determinações constantes das normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no caso de companhias abertas e outras que optem pela sua observância; b) excluir, no Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur), o valor referente à parcela do lucro líquido do exercício decorrente do prêmio na emissão de debêntures, para fins de apuração do lucro real; c) manter o valor referente à parcela do lucro líquido do exercício decorrente do prêmio na emissão de debêntures em reserva de lucros específica; e d) adicionar, no Lalur, para fins de apuração do lucro real, o valor referido na letra "b", no momento em que ele tiver destinação diversa daquela referida na letra "c". O prêmio na emissão de debêntures será tributado caso seja dada destinação diversa daquela supramencionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com