TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditorias

Por:   •  25/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - TAUBATÉ UNIDADE I

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ANA BEATRIZ LEMOS FERREIRA GRACIOLLI-  RA 3821648941

JANUARA I. M. C. CECILIATO DE LIMA-  RA 3830689685

NATÁLIA PEREIRA NUCCI-  RA 2856164961

PAULO ROGÉRIO DA SILVA-  RA 4588914276

ATPS AUDITORIA

TAUBATÉ2015

Sumário

INTRODUÇÃO        4

AUDITORIA CONTÁBIL        4

TIPOS DE AUDITORIA        5

RESPONSABILIDADES DO AUDITOR        5

O AUDITOR        6

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AUDITADAS        6

PLANEJAMENTO DA AUDITORIA        8

CARTA DE RESPONSABILIDADE        9

LEI SABANES-OXLEY        9

CONCLUSÃO        10

BIBLIOGRAFIA        10


RESUMO

Auditoria é o exame das demonstrações contábeis e registros administrativos, elaborado pelo auditor profissional de forma exata e íntegra.

Determina uma prestação justa das contas de um patrimônio, fixando lucros e prejuízos de um negócio, esclarecendo custos, descobrindo fraudes.

Um dos grandes benefícios que a auditoria oferece, além de verificar a exatidão das demonstrações contábeis, é emitir parecer sobre a adequação da posição patrimonial e financeira da entidade, verificando a legislação vigente específica no que for pertinente.

Visando atender a necessidade da administração da empresa, o auditor identifica os procedimentos e verifica se todos os procedimentos definidos pela entidade estão sendo seguidos.

PALAVRA – CHAVE :Auditoria


  1. INTRODUÇÃO

As Demonstrações Contábeis refletem a situação financeira e econômica das empresas, transcrevendo suas transações e agrupamento em classes, fornecendo as informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade e sobre as modificações na sua posição financeira.

O presente trabalho aborda a importância de atender a necessidade da administração da empresa que contratou os serviços do auditor, esperando que o profissional identifique os procedimentos e verifique se todos os procedimentos definidos pela entidade estão sendo seguidos.

Um dos grandes benefícios que a auditoria oferece, além de verificar a exatidão das demonstrações contábeis, é emitir parecer sobre a adequação da posição patrimonial e financeira da entidade, verificando a legislação vigente específica no que for pertinente.

        

  1. AUDITORIA CONTÁBIL

        Franco e Marro (2004) definem auditoria como o exame de documentos, livros e registros relacionados ao patrimônio, com o objetivo de comprovar se os registros contábeis foram executados de acordo com as normas e demonstrações contábeis.

        Crepaldi (2001) refere a importância da auditoria na obtenção das informações confiáveis para tomada de decisão segura.

        Attie (2011) esclarece que o objetivo da auditoria das demonstrações contábeis é expressar uma opinião e assegurar que representem adequadamente a posição patrimonial e financeira.

  1. TIPOS DE AUDITORIA

        Segundo Crepaldi (2011), as classes da auditoria variam de acordo com o tratamento que se dá ao objetivo da auditoria, dividindo-se quanto ao processo indagativo:

- Auditoria geral ou sintética – análise de balanço e conexões;

- Auditoria geral detalhada ou analítica – abrange todas as transações.

        A auditoria se divide em dois tipos:

  1. Auditoria Interna: Realizada por funcionário da empresa, avalia os processos operacionais, contábeis e sistêmicos para promover melhorias nos controles da empresa;
  2. Auditoria Externa: Realizada por prestador de serviço, avalia demonstrações contábeis emitindo parecer.

  1. RESPONSABILIDADES DO AUDITOR

        A Resolução CFC no 821/1997, de 17 de dezembro de 1997, aprovou a NBC P 1 que rege toda a atuação do profissional de auditoria independente, estando voltada para a normatização das atividades do auditor, direcionando o modo de agir, se comportar e executar uma auditoria.

Normas e responsabilidades do auditor:

- Competência técnica-profissional;

- Responsabilidade e independência na execução dos trabalhos;

- Honorários;

- Guarda da documentação;

- Sigilo;

- Responsabilidade pela utilização do trabalho do auditor e de especialistas;

- Informações anuais aos Conselhos Regionais de Contabilidade;

- Educação profissional continuada;

- Exame de Competência;

- Exame de Qualificação Técnica para Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC);

- Controle de qualidade;

- Revisão externa de qualidade.

  1. O AUDITOR

        O auditor contábil precisa ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e na Comissão dos Valores Mobiliários (CVM). Para ser um auditor independente é necessário o cadastro no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI) e realizar prova para atuar como auditor na entidade desejada.

        O auditor contábil deve ter independência do objeto auditado, podendo assim, colher dados sem influência formando análises equitativas com pareceres claros e confiáveis.

        O profissional deve ser uma pessoa idônea, equilibrada, de reputação ilibada, discreto, obediente aos princípios éticos que fundamentam a auditoria: independência, integridade, eficiência e confidencialidade.

  1. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS AUDITADAS

        As Demonstrações Contábeis refletem a situação financeira e econômica das empresas, transcrevendo suas transações e agrupamento em classes, fornecendo as informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade e sobre as modificações na sua posição financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com