TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditorias

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.805 Palavras (16 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Faculdade Anhanguera de Porto Alegre

Centro de Educação a Distância

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AUDITORIA

Porto Alegre, 15 de Setembro de 2015.

SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................................pàg. 03

2. Auditoria Contábil................................................................................................pàg. 04

2.1 Conceito de Auditoria........................................................................................pàg. 04

2.2. Tipos de Auditoria Existente.............................................................................pàg. 04

2.3 Responsabilidades do Auditor Externo..............................................................pàg. 05

2.4. Postura adequada de um Auditor......................................................................pàg. 06

3. Demonstrações Contábeis Auditadas...................................................................pàg. 07

3.1 Demonstrações Contábeis..................................................................................pàg. 08

3.2. Processo de Planejamento de Auditoria............................................................pàg. 11

3.3 Carta de Responsabilidade.................................................................................pàg. 14

3.4 Lei de Sarbanes Oxley........................................................................................pàg. 15

3.5 Principais impactos do ato na SEC....................................................................pàg. 16

3.6 Principais impactos do ato nas empresas...........................................................pàg. 17

4. Considerações Finais............................................................................................pàg. 19

5. Referências Bibliográficas...................................................................................pàg. 20

1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho decorre da Atividade Prática Supervisionada, disciplina de Auditoria,  Curso de Ciências Contábeis. Neste trabalho revisaremos alguns conceitos já vistos no curso de Ciências Contábeis e os principais conceitos sobre Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor.

Na primeira etapa desta Atividade Prática Supervisionada abordaremos sobre Auditoria Contábil, conceituando esta prática, os tipos de Auditoria, responsabilidades do auditor externo e do auditado e sobre a postura do Auditor.

Na segunda parte do trabalho, visando um maior conhecimento do assunto, será comentado sobre as demonstrações contábeis auditadas e a finalidade de se auditar .

Na terceira etapa do trabalho, comentaremos sobre o processo de planejamento de auditoria.

Na quarta e última etapa deste trabalho, abordaremos sobre a Carta de Responsabilidade e Lei de Sarbanes-Oxley.

As Atividades Prática Supervisionada, solicitadas no curso de Ciências Contábeis proporciona ao aluno vivenciar situações semelhantes às existentes no dia a dia de um Contador, de uma forma interessante e bastante proveitosa.

                        

2. AUDITORIA CONTÁBIL[1]

         Nesta etapa da Atividade Prática Supervisionada abordaremos sobre Auditoria Contábil, conceituando esta prática, os tipos de Auditoria, responsabilidades do auditor externo e do auditado e sobre a postura do Auditor.

2.1 CONCEITO DE AUDITORIA

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas. Auditoria também pode dizer que, é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço. Muitas vezes é usada a expressão auditoria contábil, que serve para descrever a avaliação de uma empresa no panorama da contabilidade. Os profissionais que participam de auditoria de demonstrações financeiras são certificados e devem seguir rigorosas normas profissionais.

        De maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferir, verificar, analisar e avaliar, além de, comunicar os resultados dentro de um determinado objetivo a que a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire e significa ouvir. (LINS, 2012, p.3)

        2.2 TIPOS DE AUDITORIA EXISTENTE

A auditoria divide-se em dois grandes grupos: auditoria interna e auditoria externa que serão explicadas abaixo.

Auditoria Interna: é executada por algum funcionário da própria empresa que a auditoria está sendo realizada e de maneira geral, envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de produtos e serviços. Além disso, busca identificar, detectar e prevenir falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidade às quais a organização está sujeita.

Auditoria Externa: a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada e assegurar que as mesmas foram elaboradas em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específicas aplicáveis. A auditoria externa é executada por funcionário de empresa de auditoria independente, empresa essa que necessita de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). (LINS, 2012, p.4-11)

        2.3 RESPONSABILIDADES DO AUDITOR EXTERNO[2]

Tanto auditor como auditado têm obrigações e responsabilidades, o primeiro e fundamental ponto é o fato que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado, sendo este responsável direto por tudo que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

O auditor independente é submetido a diversas normas em relação ao seu trabalho. Abaixo serão citados e explicados os principais:

Registro na CVM: todo auditor, seja ele pessoa física ou jurídica, tem a obrigação de ter registro efetuado junto a Comissão de Valores Mobiliários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (256 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com