TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auditorias

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

A auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.

É realizada por um departamento interno da empresa, que fica responsável pela verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos da mesma. O setor responsável pela auditoria deve ser independente e responder diretamente à direção da instituição, examinando cada ramificação e os segmentos da entidade com período de tempo determinado, podendo este ser do departamento contábil da empresa ou de qualquer outro departamento da empresa do ramo de atuação da empresa.

Auxilia no sistema de controle interno, garantindo que as normas, regimentos e políticas internas da empresa estejam sendo cumpridas de maneira eficiente e eficaz, levando estas informações até a gerência ou até mesmo aos donos da organização.

Para tanto a auditoria interna faz uma revisão minuciosa periodicamente nos departamentos, setores, áreas e operações ou até mesmo na contabilidade da empresa para que à alta cúpula da empresa possa tomar como base para uma boa administração.

Um dos objetivos é a redução de fraudes ou erros cometidos voluntária ou involuntariamente pelos demais colaboradores, verificar o nível de segurança dos controles internos para poder melhorá-los se necessário. Também avaliar o processo de gestão, os riscos a fim de apontar eventuais desvios e vulnerabilidades às quais a organização está sujeita. Ainda são objetivos da auditoria interna verificar a necessidade de aprimorar ou criar novas normas internas, e acompanhar se as normas vigentes estão sendo cumpridas de maneira correta e beneficiar a empresa com um melhor controle de seu patrimônio.

O auditor interno deve seguir as normas de Auditoria, mesmo sendo empregado da empresa, ele não deve deixar que a administração interfira na execução das suas funções, eles de fato se posicionam entre o pessoal do departamento de contabilidade e administração para certificar a esta que aquele está funcionado como deveria, e que seus relatórios são corretos permitindo o exame de todos os atos por ela praticados. Dentro de uma organização ele não deve estar subordinado aqueles cujo trabalho examina, além disso, o auditor interno não deve desenvolver atividade que um dia posso vir examinar .

Pode prever a ocorrência de alguns fatos contábeis, antes de serem registrados, no sentido de assegurar sua legitimidade e evitar correções futuras.

É a pessoa de confiança dos dirigentes; está vinculado à empresa por contato trabalhista continuado e sua intervenção é permanente. Sua área de atuação envolve todas as atividades da empresa; predominam a verificação constante dos controles internos, a manipulação de valores e a execução de rotinas administrativas.

O auditor interno pode ou não ser formado em ciências contábeis, precisa ter experiência anterior em auditoria interna ou externa, só reportar fato que possam ser comprovados por documentos verificados e que não possam ser contestados; reportar eventuais sugestões sobre possíveis melhorias de sistemas de controle ou trabalho e ser discreto, não se utilizando de fatos apurados para proveito próprio.

A auditoria externa é executada por profissional independente, sem ligação com o quadro da empresa. Sua intervenção é ajustada em contrato de serviços. Os testes e indagações se espalham por onde haja necessidade de levantar questões elucidativas para conclusão do trabalho ajustado.

A auditoria externa das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam à posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, seguindo as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com