TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação das Competências e habilidades do Guccio Gucci

Por:   •  18/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.160 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Tecnologia e Geociências Departamento de Engenharia Química Curso de Química Industrial Empreendedorismo

Profs: Íris Vasconcelos e Yeda Medeiros

Avaliação das Competências e habilidades do Guccio Gucci (GUCCI)

Equipe: Alana, Alberto, Catarine e Giovane

Recife, Fevereiro 2021

  1. Competências e habilidades do Guccio Gucci (GUCCI)

Habilidades: Com as experiências que ele teve ao longo da sua vida, Guccio Gucci o fundador da marca GUCCI, sabia e sempre buscou aprender ainda mais sobre o que chamava atenção do seu público alvo. Ele sabia quais matérias- primas, técnicas, acabamentos utilizar para desenvolver o melhor produto e de qualidade inquestionável que atenderia as necessidades dos seus clientes.

Competências: De acordo com o KARNAL et al (2021), competência é tudo que envolve os três pilares denominados conhecimento, habilidades e atitudes. Ou seja, saber o que fazer, como fazer e querer fazer. O Guccio sempre demostrou ter muitas competências. Sejam elas organizacionais, técnicas e comportamentais.

Quando falamos em competências organizacionais/profissionais, evidencia-se as características que são o diferencial competitivo, o que faz ser único. E o Guccio sempre trouxe essas características para sua empresa e o reflexo disso são seus produtos com couros de cores diferenciadas, acabamentos e elementos fora do comum para sua época.

Em relação as competências técnicas, que são as adquiridas através da educação formal ou informal, como cursos, experiências, oficinas, etc. Podemos destacar as experiências que ele teve no atelier do seu pai e na fábrica de malas Franzi, que contribuíram principalmente para qualidade do produto, no próprio Hotel Savoy competências técnicas em relação a gestão do negócio, estudo de público alvo, etc.

As competências comportamentais/emocionais são as atitudes e comportamentos que trazem motivação para colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento que vai contribuir para a realização do trabalho, por exemplo: liderança, trabalho em equipe, motivação, equilíbrio emocional, criatividade, adaptabilidade, comunicação, negociação, empatia, aprendizado contínuo, ética e prudência.

Do Guccio podemos destacar:

Criatividade: Algo que inclusive inspirava os artesãos que trabalhavam em sua empresa, pois diante de algumas dificuldades ele sempre buscava alternativas, incluindo novos materiais ao seu catálogo, lançando novos produtos sempre com o diferencial GUCCI.

Liderança: Sabia enxergar nas pessoas suas habilidades e competências e com isso designá-las para as atividades, delegando funções de acordo com os projetos que ele tinha em mente, e do que seria necessário para executá-los.

Adaptabilidade: Sem dúvida, essa competência é o que trouxe todo o diferencial da marca que o Guccio criou, já que ele sempre adaptava suas ideias aos gostos e referências do seu público alvo, que ele conhecia bem, e de acordo com a disponibilidade das matérias-primas que ele tinha para criar um produto de qualidade exemplar.

Estratégia: Mesmo filho de um simples artesão, Guccio soube utilizar todos os recursos disponíveis – em especial o couro de alta qualidade já manuseado por seu pai. Apaixonado pela elegância das famílias nobres, mesmo sendo, de início, um simples maleiro, soube observar os padrões da alta costura, organizar-se financeiramente para inaugurar sua primeira loja e expandir-se, e conquistar os clientes certos com o seu requinte e talento nato.

Aprendizagem: Guccio Gucci sempre se dispôs ao processo de aprendizagem dentro da sua própria grife, inovando a moda em função do contexto social da época. Atualmente, busca atender a diversidade através da inclusão e melhorias no desenvolvimento da sustentabilidade.

  1. Diferença entre atitude, habilidade e competência.

A atitude significa o querer fazer, querer colocar algo em prática. Pois de nada adianta ter os conhecimentos e não ter a atitude de fazer o que se propõe. Já a habilidade, está relacionada ao saber como fazer, os meios e o que será necessário para colocar algo em prática. Em contrapartida a competência surge através da combinação do conhecimento e da habilidade, e a atitude para fazer o que se tem que ser feito e do modo mais eficaz.

  1. Competências a serem desenvolvidas no momento atual.

Em meio a condições adversas, faz-se necessário a busca por novas respostas e soluções. Essa saída da zona de conforto é o que levou a humanidade a realizar tudo o que existe até hoje – a raça humana estaria estagnada na era primitiva caso não houvesse tal atitude. Com isso, destacam-se algumas competências necessárias à adaptabilidade do empreendedor no cenário atual da pandemia de Covid-19. No momento atual, pode-se destacar a importância de competências relacionadas a adaptabilidade, conectividade, resiliência, inovação, propósito, gestão de tempo, coragem, inteligência emocional e empatia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (98.3 Kb)   docx (727 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com