TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Contabilidade Gerencial

Por:   •  7/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Avaliação 2 de Contabilidade Gerencial

Situação problema

No dia a dia da organização, os administradores se defrontam com uma série de situações influenciadas por ocorrências internas e externas que podem afetar a boa continuidade de seus negócios. Por isso, eles dispõem de ferramentas gerenciais que os auxiliam na tomada de decisão. Enquanto o administrador conservador reluta em aceitar novas ideias, existe um perfil de administrador aberto, disposto a aceitar novos conceitos, tendências e ideias que lhe permitam ser mais eficaz na direção de seus negócios.

Leia o texto e depois discorra sobre a expressão: a tomada de decisão pela teoria das restrições (theory of constraints – TOC) apresenta melhores resultados do que o custeio por absorção tradicional.

R: O método de custeio por absorção rateia os custos indiretos diretamente para os produtos, sem considerar a causa ou efeito que geram. Todos os custos da área de fabricação são debitados aos custos dos produtos. O procedimento é fazer com que cada produto/serviço absorva uma parcela dos custos da fabricação. As vantagens do uso do custeio por absorção a tomada de decisão são que esta teoria considera o total dos custos por produto, a formação de custos para estoque e permite a apuração dos custos por centro de custos. No entanto, há desvantagens, a saber: o uso do método pode elevar artificialmente o custo de alguns produtos, não evidencia a capacidade ociosa que a empresa possui, os critérios de rateio são sempre arbitrários e o método apresenta pouca informação para fins gerenciais. O custeio por absorção reconhece todos os custos de produção como despesas no momento da venda, o que demonstra bem o contraste entre receita e despesa na apuração do resultado. É por essa razão que o método é aceito pelo fisco brasileiro. No entanto, como os critérios de rateio são subjetivos e arbitrários, se o critério não for consistente o resultado de custos não é eficiente e prejudica a base de informações necessárias para a tomada de decisão.

A teoria das restrições compreende um conjunto de princípios acerca da administração da produção, que orienta a empresa no planejamento, controle das atividades e contínuo processo de aprimoramento para enfrentar o ambiente competitivo do cenário atual. Essa teoria enxerga a empresa como um sistema, um conjunto de elementos que são interdependentes entre si. A interação desses elementos contribui para a empresa atingir sua meta estabelecida. A teoria das restrições possui um processo decisório que obedece as seguintes etapas: identificar as restrições no sistema, decidir como explorá-las, subordinar qualquer evento à decisão anterior e elevar as restrições do sistema. Caso uma restrição seja quebrada em alguma das etapas, é preciso retornar o processo ao início (a inércia não pode ser uma restrição do sistema). Os relatórios financeiros que a teoria das restrições gera são de compreensão mais fácil do que os relatórios convencionais. A tomada de decisão na teoria das restrições conta com a análise das medidas de desempenho, que buscam evidenciar a contribuição que certa decisão terá para o alcance das metas da empresa. Essas medidas baseiam-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com