TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do Desempenho Gerencial

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade Divisional

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO GERENCIAL

Ciências Contábeis

2012

Índice

1.  Perguntas:        1

1.1.  Como utilizar a Contabilidade Divisional como avaliação de desempenho?        1

1.2.  Qual a importância e a finalidade da divisão da empresa em Centro de Custos, Centros de Lucros e Centros de Investimentos?        1

1.3. Qual a importância da adoção correta do Preço de Transferência?        2

1.4. Qual a responsabilidade dos Administradores na gestão de uma empresa por Contabilidade Divisional?        2

2.  Conclusão:        3

3.  Referências Bibliográficas:        4


1.  Perguntas:

1.1.  Como utilizar a Contabilidade Divisional como avaliação de desempenho?

Na avaliação de desempenho pode-se utilizar a Contabilidade Divisional na formação do resultado com as subdivisões da empresa em unidades administrativas organizadas dentro de um sistema formal: os setores, departamentos e divisões.

Assim, utilizando-se a contabilidade divisional faz-se a avaliação de desempenho através da identificação dos centros geradores de resultados e, a política de preços de transferência entre os setores internos.

Por isso, é importante o gerenciamento contábil divisional, a fim de apurar o resultado de cada departamento da empresa gerador de resultados e juntamente avaliar o desempenho de cada gestor responsável pelo setor. Dessa forma, é possível visualizar e analisar os pontos fortes e francos do resultado da empresa com a possibilidade de comparação com o resultado de terceiros.

É permitido utilizar-se também da contabilidade divisional para unidades de apoio, como departamentos de financeiro, fiscal, contabilidade, suprimentos, tecnologia de informação, recursos humanos, entre outros.

1.2.  Qual a importância e a finalidade da divisão da empresa em Centro de Custos, Centros de Lucros e Centros de Investimentos?

É importante a divisão da empresa em Centro de Custos para facilitar o controle e gerenciamento das despesas por departamento.

De tal modo, a divisão em Centro de Custos tem a finalidade de acumulação de gastos de um determinado departamento ou atividade. Já a divisão em Centro de Lucros visa à formação da receita com a alocação de um preço de transferência seguido pela administração. E no Centro de Investimentos a responsabilidade da administração dos investimentos dos departamentos fica a critério do gestor.

A divisão da companhia em Centros incorpora os conceitos de unidades de negócio, e os modelos desenvolvidos são utilizados como avaliadores de resultados e desempenho, por isso, a avaliação de resultado procede da mensuração do lucro ou prejuízo gerado pelos produtos ou serviços e a avaliação de desempenho da fixação no modelo de avaliação de resultado, dos custos e das receitas controladas pelo gestor.

1.3. Qual a importância da adoção correta do Preço de Transferência?

Sendo o preço de transferência o preço atribuído para o bem ou serviço que é transferido de um departamento para o outro formando a receita, é fundamental à adoção correta do preço de transferência para a adequada mensuração da receita para assim, obter a apuração correta do resultado e em consequência a boa avaliação de desempenho dos gestores, ao passo que se o critério for inadequado conduzirão ao descrédito em todo o sistema de informação, além de afetar a motivação dos gestores que um dos pontos mais importante do Sistema de Contabilidade Setorial.

Portanto, para a adoção correta do preço de transferência é necessário a ciência dos mesmos, baseado no:

- o custo real ocorre quando os preços são baseados em método de custeio com dados reais;

- custo padrão acontece quando os preços são transferidos em dados padronizados;

- preço de mercado são preços de transferência que refere ao menor preço de mercado de produtos idênticos;

- preço negociado é se os responsáveis pelo centro de custo recebedor e o centro de custo remetente das transferências onde se combinam o preço de transferência;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com