TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BALANCED SORECARD

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  8.490 Palavras (34 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E

COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

BALANCED SCORECARD

Brasília – DF

2018

BALANCED SORECARD

Trabalho sobre Balanced Scorecard, apresentado como exigência para a avaliação do semestre, em disciplina do 6/7º semestre, do curso de Ciências Contábeis da UNIP - Universidade Paulista, sob orientação do professor Helder Ferreira de Almeida.

Brasília – DF

2018


INTRODUÇÃO

        O Balanced Scorecard é uma metodologia de medição e gestão de desempenho utilizada desde 1992. Seu conceito é bastante utilizado até hoje por empresas e organizações, onde seu principal objetivo consiste em um método que mede o desempenho da empresa através de indicadores.

        O foco do BSC se deve nos processos internos que mais impactam na satisfação dos clientes, sem esquecer, entretanto, os objetivos financeiros da empresa. Em visto disso, os gestores precisam ser capazes de ver em quais processos e competências a empresa pode obter maior vantagem competitiva frente à concorrência, desde o marketing, produção, entrega e pós-venda.

        O BSC apresenta uma ordenação de conceitos e ideias de forma lógica, objetiva e inteligente. Seu propósito provoca uma série de vantagens, como integração de medidas financeiras e não-financeiras, comunicação e feedback da estratégia, vínculo da estratégia com planejamento e orçamento, garantia de foco e alinhamento organizacional, entre outros. Tende a levar a uma criação de indicadores de desempenho, atingindo todos os níveis organizacionais, tornando-se ferramenta de comunicação, com a estratégia da corporação. Entretanto, não pode ser considerado como uma única alternativa para todos os males do planejamento estratégico e da administração estratégica.

1        O Balanced Scorecard como um Modelo de Gestão Estratégica

O significado da Estratégia Baseada no Balanced Scorecard

Ainda que a estratégia competitiva for considerada essencial para o sucesso dos negócios, percebe-se uma grande dificuldade por parte dos empregados dos diferentes níveis da organização, dos gestores ao pessoal operacional, para entender, coibir aplicar as orientações estratégicas no seu dia-a-dia de trabalho. O principal desafio é alinhar as estratégias do negócio e aos objetivos organizacionais com as pessoas, seu desempenho e as competências humanas.  

No que diz respeito, os criadores do Balanced Scorecard, Kaplan e Norton, enfatizam que muitas empresas não conseguem os resultados desejados porque o verdadeiro problema não é a má formulação da estratégia, mas sim as falhas existentes em sua execução. Outra adversidade está associada ao próprio entendimento do que seja Balanced Scorecard. As empresas do mundo inteiro estão implantando o BSC como uma ferramenta de gestão, contudo, é importante destacar que inúmeras iniciativas gerenciais, não podem ser confundidas com este sistema de gestão. O BSC não é um sistema de controle gerencial, um conjunto de indicadores financeiros, ou tampouco um painel de informações gerenciais.

Antes de dar uma definição do que seja o Balanced Scorecard, primeiro é necessário entender que toda organização precisa participar da criação da estratégia, que não deve ser considerada uma área exclusiva da alta administração, mas sim uma atividade pluralista e participativa. Segundo, as discursões referentes à estratégia devem abranger os diferentes setores da empresa, inclusive os parceiros de comércio, para possibilitar uma combinação inovada de conhecimento. Por fim, as pessoas estarão envolvidas com as mudanças estratégicas quando identificarem oportunidades de recompensas e crescimento pessoal.

Os desafios da gestão da estratégia baseada no balanced scorecard, que pode ser definida com a construção de uma estratégia competitiva de valor, são os seguintes:

  • Fazer-se a formulação e a realização da estratégia um processo contínuo de aprendizagem, em que todos os profissionais da empresa sejam envolvidos em todas as suas fases de desenvolvimento.
  • Colocar a estratégia no centro do negócio e, como resultado, no interior do processo gerencial.
  • Integrar a estratégia no dia-a-dia operacional das pessoas.
  • Assegurar a compreensão da estratégia por todos os colaboradores da empresa, para o melhor desempenho de seus papéis.
  • Descrever a estratégia da organização numa linguagem de fácil entendimento e de fácil explicação, a fim de estimular a troca de ideias e o envolvimento das pessoas.
  • Traduzir a estratégia em um conjunto de indicadores financeiros e indicadores qualitativos para medir a eficiência e a eficácia do suo de ativos tangíveis e intangíveis, na geração de valor par a organização.

O procedimento estratégico exige que os executivos tenham sensibilidade e discernimento para tratar tanto com aspectos qualitativos e sutis na gestão estratégica (como a criação de novos conhecimentos) quanto com os fatores mais quantitativos e explícitos (como as informações financeiras). Assim, um dos maiores desafios da equipe do projeto de Balanced Scorecard será a criação de um conjunto de objetivos estratégicos, qualitativos e quantitativos, integrantes entres si.

Contexto Empresarial para a Criação do Balanced Scorecard

Os criadores do BSC, Kaplan e Norton, acreditam na gestão estratégica baseada nos conhecimentos com clientes, produtos e serviços inovadores, gestão de competências, tecnologia da informação e banco de dados, além de capacidades, habilidades e motivação da equipe de trabalho. A maioria dos sistemas de mensuração de desempenho das empresas estava desvinculada da estratégia competitiva, o foco da atenção dos executivos estava na mensuração de resultados operacionais, por esse motivo explica o insucesso de muitas das incitativas de reinventar-se.

 A conscientização da necessidade das organizações e criar uma nova estrutura, uma nova linguagem e um novo sistema de comunicação e informação para transmitir a alinhar a força de trabalho em torno da estratégia competitiva. Admitia-se que o sucesso estava associado, cada vez mais, a uma eficaz execução da estratégia, que, por sua vez, dependia do aprendizado, do conhecimento e das competências da equipe de colaboradores. Todos esses fatores contribuíram, para que o BSC torna-se umas das principais ferramentas de gestão da década de 1990 até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.6 Kb)   pdf (369.2 Kb)   docx (331.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com