TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BOLSA DE VALORES, O QUE É E COMO FUNCIONA

Por:   •  23/9/2018  •  Seminário  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

BOLSA DE VALORES, O QUE É E COMO FUNCIONA

Deni de Aguiar Junior Juliete Eliete da Costa Liziane Vieira Costa Prof. Gilson Borghesan Primo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Ciências Contábeis (CTB-0343) – Bolsa de Valores 02/07/2018

RESUMO

Este trabalho fala sobre a bolsa de valores, explica de forma simples o funcionamento dela e a importância dela para os negócios. Todos já ouviram alguma vez na vida falar o termo “bolsa de valores” e vem no imaginário um lugar de pessoas gritando sem ninguém entender. Esse trabalho vem esclarecer como as negociações realmente acontecem, como acontecem as transações. As bolsas de valores são locais onde são negociados os títulos emitidos por empresas sejam elas com capitais públicos, mistos ou privados.

Palavras-chave: Bolsa de valores, Ações, Negociações.

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho fala sobre a definição de bolsa de valores, explica seu funcionamento. Você não precisa ser um milionário ou especialista para entender o básico de como a bolsa de valores funciona e descobrir como o mercado de ações opera pode ser o caminho para fazer investimentos lucrativos.

A bolsa de valor centraliza as operações do chamado mercado capital, onde são negociadas ações de compras ou vendas. Estas ações são títulos que representam pequenas parcelas de uma empresa, sendo assim ao comprar uma parte destas ações, o investidor torna-se um acionista, e passa a ter direito aos lucros da empresa.

A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e líquido, adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e venda desses valores. Dentre as inúmeras bolsas de valores, as principais do mundo são: Nasdaq, Bolsa de Nova Iorque, Bolsa de Chicago, Bolsa de Frankfurt. A principal bolsa de valores do Brasil é a BM&FBOVESPA.

2- BOLSAS DE VALORES

Dentre as bolsas citadas, uma breve apresentação sobre as principais bolsas de valores operantes no mundo: New York Stock Exchange (NYSE A Bolsa de Valores de Nova Iorque está localizada em Manhattan, Wall Street, Estados Unidos e é sem dúvidas a principal bolsa de valores do mundo. Atualmente, ela é administrada pela NYSE Euronext. A NYSE foi criada em 1792 e sempre trouxe as ações das maiores empresas dos Estados Unidos. A fundação, porém, é datada em 8 de março de 1817 – há mais de 200 anos.

NASDAQ OMX Group, fica no edifício Times Square número 4, em Nova Iorque, Estados Unidos. E tornou-se uma atração turística aos visitantes da cidade., é uma empresa multinacional norte-americana de serviços financeiros que opera no mercado de ações Sede. Uma característica dessa bolsa é sobre reunir as principais empresas de tecnologia do mundo.

Tokyo Stock Exchange, Bolsa na cidade de Tóquio, Japão. É considera a 3ª maior bolsa do mundo, logo, está entre as principia as bolsas de valores existentes no planeta.

A bolsa sofreu uma fusão em julho de 2012 com a Bolsa de Valores de Osaka, aprovada pela Japan Fair Trade Commission. O resultado foi a Japan Exchange Group, inaugurada em janeiro de 2013.

London Stock Exchange, Sede em Londres, Inglaterra. É a principal da Inglaterra e do Reino Unido. Fundada em 1801, é uma das maiores do mundo, com companhias britânicas e transnacionais sendo negociadas. Euronext, Localizada na Holanda em Amsterdam. A Euronext é o maior grupo de mercados bolsistas e o mais líquido a a nível mundial. Diariamente, mais de €100 mil milhões são transacionados nas bolsas da Euronext. As bolsas Euronext, na Europa e nos Estados Unidos, transacionam ações, obrigações e papel comercial, para além de um leque diversificado de produtos derivados, como sejam futuros, opções e warrants. Com cerca de 8.000 emissões cotadas (excluindo os Produtos Estruturados Europeus), os mercados acionistas da NYSE Euronext movimentam um terço do volume total negociado a nível mundial nos mercados de ações.

Uma curiosidade sobre essa Bolsa de Valores é que é originada por 04 países, França, Portugal, Holanda e Bélgica.

Shanghai Stock Exchange, Foi fundada em 1990 e entrou em operação em 19 de dezembro do mesmo ano na China.

Hoje ela é governada pela China Securities Regulatory Commission (CSRC). Tudo está baseado no desenvolvimento do princípio de legislação, supervisão, regulação e padronização dos mercados asiáticos.

Hong Kong Stock Exchange Com, sede em Hong Kong, China. Essa é a maior bolsa de valores da China.

Toronto Stock Exchange, Sede localizada no Canadá, Toronto. É a maior bolsa de valores do Canadá e uma das principais bolsas de valores do mundo. No segmento americano, é a 2ª maior.

Frankfurt Stock Exchange, Bolsa da Alemanha, é a maior bolsa de valores da Alemanha e considerada uma das mais eficientes e principais bolsas do mundo. Ela fica em Frankfurt am Main, do grupo Deutsche Borse. Australian Securities Exchange, É uma bolsa localizada em Sydney, na Austrália e é a maior da Oceania. Acredita-se que foi criada em 1987. BM & F Bovespa São Paulo, Brasil. A maior Bolsa de Valores da América Latina. A Bolsa de Valores do Brasil também está entre as principais bolsas de valores do mundo.

Surgiu da fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip S.A.).

3- BOLSA DE VALORES, O QUE É?

Bolsa de valores é um ambiente onde investidores podem comprar e vender títulos emitidos por empresas, sociedades de capital aberto e outros valores mobiliários, isso é feito através de corretoras registradas no Banco Central do Brasil e na CVM. Utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores.

A corretora assessora o investidor dando informações e recomendações e recebe as ordens de compra e venda dadas pelo investidor. Essas ordens são transmitidas para o operador no pregão, lugar onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com