TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bibliometria do Estudo de Custos

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

O conceito de perícia em um modo geral é um exame, vistoria ou uma avaliação especializada com características técnicas realizada por um profissional especializado, o perito.

Podemos entender que a finalidade da perícia é que uma pessoa que tem conhecimentos e domínio sobre determinado assunto possa então apresentar um parecer sobre a vistoria realizada em fatos e situações ocorridas em uma entidade, com sua autenticidade e assim opinar sobre a situação das causas e efeitos do assunto examinado, levantando informações como provas e contribuir para emissão de laudos

A Perícia abrange varias áreas, na medicina, na engenharia, na contabilidade e entre outras. Nosso objetivo é mostrar um pouco do que diz respeito a área contábil.

Na contabilidade a perícia tem uma grande importância tendo em vista que através de sua analise e opinião sobre os fatos darão suporte para tomada de decisões judiciais e na entidade que for solicitado tal atividade, isso é possível pela verificação minuciosa de tudo o que for necessário para formar o laudo. O perito utiliza de todas a informações da empresa para que seja possível verificar e analisar todas as situações envolvidas.

A perícia realizada de um maneira ética é capaz de determinar várias tomadas de decisões judiciais, é também, capaz de verificar em grandes contas publicas ou privadas a quantidades de erros causados para beneficiar uma pessoa ou várias , é baseado nos laudos de peritos denominados por juízes que é confirmado grandes casos de corrupção em vários setores, seja, no governo, empresas multinacionais, bancos, ou em pequenas empresas.

Para torna-se um perito o profissional além de ter um vasto conhecimento atualizado no determinado assunto que for definido para realização da pericia, deve mostrar a sua capacidade de pesquisar e analisar os fatos ocorridos para que posso formalizar com veracidade o laudo solicitado, o profissional deve se recusar a realiza-la quando reconhecer que não tem competência suficiente, deve principalmente mostrar que que é responsável por todas as infamações fornecidas nos laudos, ter respeito ambas as partes envolvidas no determinado processo.

Em relação ao conhecimento acadêmico o profissional dever esta com seu registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade, ter sido aprovado no exame e certificado emitido pelo Conselho Federal de Contabilidade e integrar o Cadastro nacional de Peritos Contábeis e por fim para que esteja a disposição da justiça e possa ser nomeado por juízes para atuar em algum processo Judicial, o perito, tem que esta cadastrado no banco de dados do Conselho da Justiça Federal. Ainda assim para manter-se sempre capacitado para realizar pericias os profissionais tem como prioridade está sempre atualizados com as Normas Brasileiras de Contabilidade.

O perito tem uma reponsabilidade e autonomia de opinar sobre determinado fato em uma entidade é saber que deve sempre agir com conhecimento, habilidades e respeito ético em cada caso que for lhe solicitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (26.9 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com