TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Custos

Ensaios: Estudo De Caso - Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 4

Caso 1: avaliando o objetivo da empresa ABC S.A.

Maria José e João Maria trabalham para a ABC S.A., importante produtor de equipamentos e acessórios náuticos. Maria trabalha como auxiliar de escritório no departamento de contabilidade e João trabalha como embalador no departamento de expedição de mercadorias. Um dia, durante seu almoço, eles começaram a conversar sobre a empresa. João reclamou que ele sempre trabalhou muito tentando não desperdiçar materiais de embalagem, e desempenhar eficientemente suas tarefas, a um custo efetivo. Apesar dos esforços de seus colegas de trabalho no departamento, o preço da ação da empresa caiu aproximadamente R$2 por ação nos últimos nove meses. Maria demonstrou sentir a mesma frustração de João, principalmente pelo fato de os lucros da empresa estarem se elevando. Nenhum dos dois conseguia entender por que o preço da ação estava caindo enquanto que os lucros subiam. Maria comentou que tinha visto documentos que descreviam o plano de participação dos lucros, segundo o qual uma parte da compensação dos administradores baseava-se nos lucros da empresa. Ela sugeriu que talvez o lucro fosse muito importante para os administradores, já que afetava diretamente a remuneração deles. João disse: “isto não faz sentido, pois os acionistas é que são os proprietários da empresa. Não deveriam os administradores fazer o melhor pelos acionistas? Algo está errado!”. Maria respondeu: “bem, talvez isto explique por que a empresa não tem se preocupado com o preço da ação. Veja, a única remuneração que os acionistas recebem é na forma de dividendos e esta empresa nunca pagou dividendos durante seus vinte anos de existência. Nós, como acionistas, consequentemente, não nos beneficiaríamos diretamente dos lucros. A única forma de nos beneficiarmos é pelo aumento do preço da ação”. João concordou: “isto provavelmente explique por que a empresa está sendo processada pelos órgãos de preservação ambiental do Estado e da Federação, por lançar poluentes nos cursos água adjacentes. Por que gastar dinheiro com controles de poluição? Isso aumenta custos, diminui os lucros e, consequentemente, reduz os ganhos da administração!”. Maria e João perceberam que a hora de almoço havia acabado e que eles deveriam retornar rapidamente ao trabalho. Antes de partir, combinaram encontrar-se no dia seguinte para retomar a discussão.

Pede-se:

a) Qual o objetivo primordial que a ABC S.A., deve perseguir? Por quê?

R) Deveria atuar onde os dois lados ganhassem, tanto os Administradores com o aumento dos lucros, e os acionistas com o aumento das ações. Uma das formas seria usar uma parte do lucro para o tratamento dos poluentes, com isso a empresa teria um status melhor e consequentemente os preços das ações subiriam.

b) A empresa parece ter um problema de agência? Explique.

R) Sim, porque os acionistas e os administradores não estão entrando em um acordo comum para resolver os pontos mais importantes da empresa que possam valoriza-la no mercado. Como por exemplo, a preocupação dos cuidados ambientais.

c) Avalie a abordagem da empresa em relação ao controle da poluição. Isso parece ser ético? Por que incorrer em despesas de controle da poluição é do mais alto interesse dos proprietários da empresa, apesar de seu impacto negativo nos lucros?

R) Mesmo que inicialmente houvesse uma necessidade de investimentos para os cuidados ao meio ambiente, isso de certa forma acaba valorizando o preço das ações da empresa dentro do mercado e a longo prazo pode se reverter em aumento dos lucros já que existem muitas forma de se reutilizar os poluentes que estão sendo despejados na natureza.

d) Com base nas informações fornecidas, quais as recomendações específicas que você poderia dar à empresa?

R) Inicialmente um estudo de reutilização dos dejetos poluentes de forma sustentável. Ao mesmo tempo em que está preservando o meio ambiente, também contribui com o aumento do lucro pela reutilização de um recurso que estava sendo desperdiçado.

Por fim, esta prática poderia vir a melhorar a remuneração de ambas as partes, tanto como os acionistas como os administradores, dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com