TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAN - Ciências Administrativas e de Negócios

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CAN - Ciências Administrativas e de Negócios

CONTROLADORIA

1º TRABALHO COMPLEMENTAR

Este 1º trabalho complementar deverá ser entregue diretamente para o professor na respectiva aula da semana do dia 1 ao dia 4 de setembro (1ª semana de setembro). Então, cada turma entregará o trabalho no dia de sua respectiva aula.

Para a realização integral desta atividade, cada aluno deverá ler e analisar os textos que constam no material de estudo que foi disponibilizado pelo professor no blackboard; e responder as questões que estão abaixo enunciadas.

Atenção: Não necessariamente todas as respostas às questões enunciadas estão explicitadas no material de estudo. Algumas respostas estarão implícitas e outras dependerão de reflexão ou pesquisa sobre o assunto proposto.

Trata-se de um trabalho individual; portanto, cada aluno deverá entregar as suas respectivas respostas; que poderá ser em material impresso ou transcrito à mão.

Havendo alguma real dificuldade de resposta, o trabalho poderá ser entregue com até o máximo de duas questões não respondidas.

Após a entrega dos trabalhos, o professor dará retorno elucidativo sobre a atividade proposta.

Questões

  1. De maneira geral, qual a diferencia entre a Controladoria e a Contabilidade Tradicional?

2) Comente sobre pelo menos três objetivos gerais da Controladoria.

3) “O papel do Controller é diversificado e não compreende somente a análise e a complementação gerencial de relatórios contábeis, mas, também, o apoio nas tomadas de decisões operacionais e financeiras.”

Comente (resumidamente) sobre as características e habilidades que o Controller deve possuir para cumprir com o papel descrito na frase acima.

4) Porque a Controladoria é considerada uma área de staff (ou seja, de assessoria e consultoria) e normalmente fica fora da pirâmide hierárquica direta das organizações?

5) “Planejar é a tentativa de enxergar (hoje) um cenário futuro!”; “Quanto mais se aprofunda no processo de planejamento, mais realidade se consegue dar aos objetivos pessoais, profissionais e empresariais!”.

As duas frases acima colocadas são verdades absolutas ou não? (responda e registre resumidamente sua opinião sobre as duas frases).

6) O que diferencia um planejamento de curto prazo, de um planejamento de longo prazo?

7) Quais são as chances de sobrevivência de uma empresa que não tem a cultura de fazer qualquer tipo de planejamento financeiro? (comente resumidamente sua opinião).

8) Como as informações contábeis podem ajudar em um processo de planejamento financeiro?; ou seja, como a Contabilidade pode dar suporte ao Planejamento Financeiro?

9) Diferencie: Projeção de Resultados (Orçamento Operacional) e Fluxo de Caixa (Orçamento de Caixa).

10) Diferencie e exemplifique: Regime de Caixa e Regime de Competência.

11) Em que tipo de risco incorre uma empresa que não tenha a cultura de trabalhar com projeções e acompanhamentos orçamentários?

12) Qual a diferença entre “capital de giro” e “investimento”?

13) Dê pelo menos três exemplos do que caracteriza o capital de giro no cotidiano de uma empresa (pessoa jurídica).

14) Fazendo um paralelo com a vida de uma pessoa física, também dê pelo menos três exemplos do que caracteriza o capital de giro em seu dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (136.1 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com