TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO DE HARVARD PARTICIPAÇÃO NO FORÚM DE CONSULTORIA

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

A consultoria existe desde o principio, no ponto de vista de aconselhamento, quando a humanidade ainda dava os seus primeiros passos nos relacionamentos.

O termo se originou da Grécia antiga, com os sacerdotes dos Oráculos. Na época, esses sacerdotes eram os consultores da sociedade, que sempre os procuravam em busca de conhecimento e para solucionar questões incompreendidas.  

No ano de 1929 o termo teve todos os holofotes voltados para si quando teve inicio a grande depressão economica em que o mercado precisou buscar profissionais especialistas em reorganização, solucionar problemas e alavancar resultados, e não existe cenário melhor para um consultor do que uma crise.

Logo depois houve a expansão no pós-guerra, entre a década de 40 e 50 nos EUA e Europa Ocidental e consequentemente, precisou-se ter foco em soluções práticas embasadas por fundamentos técnicos e científicos. Tudo isso, todos esses eventos fizeram com que na década de 90 esse conceito se popularizasse no mundo todo.

A nivel empresárial a consultoria diagnostica problemas, propor soluções e implementar projetos afim de alavancar resultados e identificar de forma precisa os erros, os defeitos, para que toda a análise posterior seja feita em cima da causa raiz e não perder tempos preciosos com questões de não vão gerar resultados.

A demanda por consultoria vem aumentando cada vez mais no mercado de trabalho e tem se tornado cada vez mais comum a busca por profissionais que possuam caracteristicas e premissas básicas de consultoria, tais profissionais precisam apresentar automotivação, capacidade analítica, independência, perícia escrita e verbal, ética e autenticidade e capacidade de analises mais criteriosas que assumam a responsabilidade de auxiliar nas tomadas de decisões.

Os consultores, de forma geral, precisam apresentar as seguintes características:

  1. Habilidade: Técnicas de comunicação, relacionamento humano, administração e motivação.
  2. Comportamento: Interatividade, pró-atividade, racionalidade, valores consolidados e comprometimento.
  3. Conhecimento: Sustentação conceitual e prática, raciocínio lógico, inteligência empresarial, tratamento da informação e administração do tempo.

Existem classificações entre os tipos de consultoria, são elas, internas, que são funcionários da própria empresa que atuam como consultores e externos que são os profissionais externos que prestam serviço de consultoria. Há ainda as subdivisões mais específicas para a área da consultoria que são relacionadas à estrutura entre empresas em pacote e artesanais e com relação à amplitude dos serviços, consultoria especializada ou total e por ultimo as divisões específicas com relação às áreas de prestação de serviços, consultoria de gestão, consultoria corporativa e consultoria de carreiras independentes.

Entre tantas atribuições e forma de atuação de consultoria é um dever do consultor se relacionar com diversas áreas dentro de uma organização e cabe a ale fazer com que o clima e o feedback com as pessoas sejam o mais positivo possivel e que o mesmo possual habilidades para contornar possiveis conflitos e direcionar na aceitação das mudanças implementadas. Em ocasiões extremas, o consultor e os responsáveis pelo trabalho fazem o diagnóstico e tomam todas as decisões. Tais decisões são apresentadas e impostas ao grupo. No outro extremo, as pessoas na organização afetadas pelas mudanças participam de todo o processo de coleta de dados, diagnóstico e decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com