TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD) CIENCIAS CONTABEIS

Por:   •  2/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CIENCIAS CONTABEIS

PROF: Ma. Marciane Morais Nunes

ELAENIA MARIA CARDOSO DE AQUINO - RA 443296

SILMARA FERNANDES DA COSTA - RA 446420

JESSIKA MAYARA FONTES – RA 412844

NOEME DUTRA – RA 424289

TEMÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA APRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE

Pau dos Ferros - RN

16/11/2013

TURMA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – SEMESTRE 02

Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Ciências Sociais do Curso de Ciências Contábeis do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera, sob a orientação da professora Ma. Mariciane Mores Nunes.

Pau dos Ferros - RN

16/11/2013

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................04

2. CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE........................................................................ 05

3. TRABALHO, CONSUMO E SOCIEDADE....................................................................... 06

4. AS DIVERGÊNCIAS SOCIAIS......................................................................................... 07

5. PAJERAMA..........................................................................................................................10

6. COMCLUSÃO .....................................................................................................................12

7. BIBLIOGRAFIA..................................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Na realização deste trabalho tivemos a oportunidade de conhecer sobre as Ciências Sociais que surgiram devido à grande necessidade de investigar e compreender os fenômenos sociais, que as desigualdades não se encontram apenas no âmbito econômico, mas também no âmbito político e social.


         Com o aparecimento das Ciências Sociais foi o resultado de problemas próprios da sociedade em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: êxodo rural, urbanização, violência, pobreza e dentre outros, para os quais os saberes já instituídos (na ciência, Filosofia e religião) não eram mais suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Então, ocorre uma ruptura na forma de se pensar a realidade social a partir da qual se abandona paulatinamente o senso comum e as explicações que atribuem os problemas da vida humana à justiça divina, ao acaso das próprias coisas ou à imperfeição natural do próprio homem em sociedade. Com isso pode-se ver que as ciências sociais são um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos.



  1. CULTURA,  INDIVIDUO E SOCIEDADE

A cultura é um conceito de varias acepções ,segundo a cultura é todo complexo que incluir o conhecimento, cresças leis, costumes e outros hábitos adquiridos pelo homem, a definição genética formada por EDWARD TYLOR, um antropólogo britânico irmão do geólogo ALFREN TYLOR. TYLOR vê, a cultura humana como única, porem defendia diferentes povos que sofreriam convergência de suas praticas culturas ao longo de seu desenvolvimento, ideias que hoje não são mais conceitos. TYLOR foi considerado representante do evolucionismo social, resultados de uma aplicação do evolucionismo biólogo ao nível de estruturação das sociedades humanas, uma sociedade onde são jugadas pelo nível de progresso, de desenvolvimento (ou seja) a sociedade do “eu” , e a outra exatamente a do “outro”. Ou quem tem mais valor para ser estudada é a mais avançada. Portanto as definições de cultura foram realizadas por RALPH LINTON, LESLIE WHITE, CLIFFORD GREERTZ, FRANZ BOAS, MALINOWSKI, entre outro, em um estudo aprofundado encontraram 167 definições diferentes em termos da cultura. No século XV III e XIV na franca e na Inglaterra, foi fortemente associada ao conceito de civilização, onde cultura se referia a um ideal da elite.                                

Dessa forma deu o surgimento da dicotomia, ou entre cultura erudita e cultura popular; que é aquela que vem de estudos, pesquisas, analise, essa é a cultura erudita, que responsável pela evolução da sociedade, pois esta ligada ao conhecimento. E cultura da popular, são as cresças de deferentes regiões, conhecimento, arte, hábitos, tradições, entre outros, ou seja, não é um objeto produzido, mas sim o artista, o povo, isso faz a cultura popular.

O individuo compõem a ciência social, ou seja, o individuo é uma peca da maquina social, intercambiáveis e substituíveis, ou individuais ocorre quando um indivíduo não se identificar com outro é um ponto média entre duas teorias, apontada para o equilíbrio entre o interesse coletivo e respeito pela individualidade, comum nas sociedades democráticas. Segundo MARX, a ideia de individuo isolado só apareceu, a efetivamente na sociedade de livres escolhas e concorrências, com o surgimento do capitalismo. Como exemplo, um trabalhar contratado em uma fabrica, assina um contrato, recebe um salario deve cumprir um numero de horas trabalhadas segundo a lei, tem direito a cumprir, dessa forma existe dois exemplos um vende e outro compra.  

Já a sociedade é um grupo de individuo que formam um sistema, de pessoas em um relacionamento, ou seja, é uma sociedade interdependente, sendo um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, politicas, religiosas, ou objetivos comuns, não podemos definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças. Pessoas de varias nações unidas por tradições, crenças, ou valores políticos, e culturais comuns, em certas ocasiões também são chamadas de sociedade, outro grupo também aplicar o titulo de sociedade American de matemática, nos estados unidos, os investidores usam também no comercio para negocio é usada à chamada de “sociedade”, embora que algumas pessoas não existem sociedade sem classes sociais. De acordo com MARGARET THATCHER, não existem sociedade, existem uma entidade que poderíamos chamar de sociedade. (ou seja, existem individuo, e família). Sociedade nada mais é do que um efeito da ideologia (neutra ou critica), dominada e não deveria ser usada como um conceito sociológico. Ou seja, sociedade é um grupo de pessoas que vivem juntas em um mesmo ambiente podendo ser chama da comunidade organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (251.3 Kb)   docx (118 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com