TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS DESAFIO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

POLO DE CAMPO VERDE MT

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Claudia Conceição Silva (RA: 329401)

Ediana Kris Zarichta Silva (RA: 330449)

Izabel Cristina Gutierrez (RA: 2809662350)

Fabiano Inácio de Oliveira (RA: 2849228523)

Campo Verde - MT

Abril de 2015

[pic 2]

POLO DE CAMPO VERDE MT

DESAFIO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Claudia Conceição Silva (RA: 329401)

Ediana Kris Zarichta Silva (RA: 330449)

Izabel Cristina Gutierrez (RA: 2809662350)

Fabiano Inácio de Oliveira (RA: 2849228523)

Trabalho apresentado às disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, Curso de Ciências Contábeis, orientado pelo Professor EAD:Ma. Renata M. G. Dalpiaz e Helenrose A. da S. Pedroso Coelhoe pela Professora presencial: Aline Quarantani.

Campo Verde – MT

Abril de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS        4

3. PLANO DE NEGÓCIO        6

4. ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS DO RESTAURANTE SMARK (FERRAMENTA SWOT)        16

5. DIAGNÓSTICO – RESTAURANTE SMAK        17

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        19


  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o conhecimento nas disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, onde abordaremos inicialmente os principais motivos de insucesso que levam micro e pequenas empresas a fecharem suas portas nos primeiros anos de atividades devido a falta de planejamento e conhecimento na gestão administrativa do seu negócio. Em seguida abordaremos a importância da elaboração de um Plano de Negócio e apresentaremos um plano de negócios para o Restaurante Smak que é a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento. Analisaremos também por meio da ferramenta SWOT os aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante em estudo. E por fim apresentaremos os principais problemas que afetam os negócios do Restaurante identificando possíveis soluções para os problemas encontrados.

  1. PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS

        No decorrer dos últimos anos observou-se que as pequenas e medias empresas estão “saindo de cena” em curtos períodos de existências. Esta mortalidade esta se tornando algo muito comum, o que nos leva a abordar alguns fatores que contribuem com essa estatística.  Segundo dados do Sebrae, as empresas culpam a falta de clientes, as altas cargas tributarias, ausência de capital de giro e até mesmo divergências pessoais entre sócios, levando assim a empresa a falência. Porém, o principal fator abrangente do insucesso empresarial, ainda é, a falta de estudos de mercado e planejamento organizacional. Muitos empreendedores natos falham nestes pontos e têm suas empresas arruinadas, mesmo sendo capacitados a mantê-las no mercado.

        Após inúmeras pesquisas e estudos, o Sebrae resume em cinco fatores, os principais motivos que levam os empreendedores ao fracasso.

  1. Falta de Planejamento

        Planejamento, esta palavrinha é umas das principais em todas as ações de vida do ser humano. Observou-se que inúmeras empresas de pequeno e médio porte, mesmo possuindo estrutura e tendo espaço no campo atuante, foram findadas ao fracasso por falta de planejamento administrativo, planejamento organizacional e mesmo planejamento financeiro de curto e longo prazo.

        Para alcançar metas e obter uma empresa saudável e solida no mercado é necessário planejamento em diversas áreas, principalmente financeira e administrativa.

  1. Não ter Controle Financeiro

        É fundamental que o empreendedor tenha noção de conceitos e controles financeiros. Esse é outro fator indispensável para o sucesso de uma empresa, pois, o principal motivo da mortalidade de pequenas e medias empresas é dada a falta de controle financeiro. Para que haja, sucesso no empreendimento, a empresa deve funcionar como um circulo em seus primeiros anos de vida. Agregando seus lucros em suas necessidades de existência e ainda assim recebendo, talvez, injeções financeiras de outra fonte, para que ela cresça. O chamado capital de giro, que durante os primeiros anos, é indispensável a muitas pequenas e medias empresas, até que as mesmas, tendo um bom controle financeiro, consiga caminhar sozinha e gerar lucros.

  1. Falta de bom senso

        O empreendedor tem como principal característica o otimismo. Apostar todas a fichas em sua ideia de empreendimento e arriscar-se, são duas das atitudes que levam ao nascimento de um empresa. No entanto, a falta de bom senso em inúmeras fezes acompanha todo esse processo. Alguns empreendedores idealizam suas futuras empresas como fontes de lucro imediato ou até mesmo fantasiam lucros antes de iniciarem seus trabalhos, isso leva a empresa ao insucesso, antes mesmo do projeto iniciado.

  1. Confundir CPF e CNPJ

        O fracasso clássico! Mistura de contas e despesas da empresa com contas e despesas pessoais. É normal, que proprietários de pequenas e medias empresas, confundam CPF e CNPJ, onde os lucros obtidos pela empresa por diversas vezes são usados para pagamentos de contas pessoais e vice versa. Certamente ao iniciar um negócio o principal objetivo é obter ganhos e destiná-los a melhoria da vida pessoal. Porém, é importante lembrar que isso leva um tempo. É necessário que desde o início da empresa seus proprietários e demais envolvidos, adquiram um pró-labore ou salário, para que se haja controle financeiro da empresa e não ocorra a desestabilização levando-a ao insucesso e a falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com