TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS DESAFIO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

POLO DE CAMPO VERDE MT

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DESAFIO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Claudia Conceição Silva (RA: 329401)

Ediana Kris Zarichta Silva (RA: 330449)

Izabel Cristina Gutierrez (RA: 2809662350)

Fabiano Inácio de Oliveira (RA: 2849228523)

Campo Verde - MT

Abril de 2015

[pic 2]

POLO DE CAMPO VERDE MT

DESAFIO PROFISSIONAL: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Claudia Conceição Silva (RA: 329401)

Ediana Kris Zarichta Silva (RA: 330449)

Izabel Cristina Gutierrez (RA: 2809662350)

Fabiano Inácio de Oliveira (RA: 2849228523)

Trabalho apresentado às disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, Curso de Ciências Contábeis, orientado pelo Professor EAD:Ma. Renata M. G. Dalpiaz e Helenrose A. da S. Pedroso Coelhoe pela Professora presencial: Aline Quarantani.

Campo Verde – MT

Abril de 2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS        4

3. PLANO DE NEGÓCIO        6

4. ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS DO RESTAURANTE SMARK (FERRAMENTA SWOT)        16

5. DIAGNÓSTICO – RESTAURANTE SMAK        17

CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        19


  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ampliar o conhecimento nas disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, onde abordaremos inicialmente os principais motivos de insucesso que levam micro e pequenas empresas a fecharem suas portas nos primeiros anos de atividades devido a falta de planejamento e conhecimento na gestão administrativa do seu negócio. Em seguida abordaremos a importância da elaboração de um Plano de Negócio e apresentaremos um plano de negócios para o Restaurante Smak que é a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento. Analisaremos também por meio da ferramenta SWOT os aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante em estudo. E por fim apresentaremos os principais problemas que afetam os negócios do Restaurante identificando possíveis soluções para os problemas encontrados.

  1. PRINCIPAIS MOTIVOS DE INSUCESSO QUE LEVAM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A FECHAR SUAS PORTAS

        No decorrer dos últimos anos observou-se que as pequenas e medias empresas estão “saindo de cena” em curtos períodos de existências. Esta mortalidade esta se tornando algo muito comum, o que nos leva a abordar alguns fatores que contribuem com essa estatística.  Segundo dados do Sebrae, as empresas culpam a falta de clientes, as altas cargas tributarias, ausência de capital de giro e até mesmo divergências pessoais entre sócios, levando assim a empresa a falência. Porém, o principal fator abrangente do insucesso empresarial, ainda é, a falta de estudos de mercado e planejamento organizacional. Muitos empreendedores natos falham nestes pontos e têm suas empresas arruinadas, mesmo sendo capacitados a mantê-las no mercado.

        Após inúmeras pesquisas e estudos, o Sebrae resume em cinco fatores, os principais motivos que levam os empreendedores ao fracasso.

  1. Falta de Planejamento

        Planejamento, esta palavrinha é umas das principais em todas as ações de vida do ser humano. Observou-se que inúmeras empresas de pequeno e médio porte, mesmo possuindo estrutura e tendo espaço no campo atuante, foram findadas ao fracasso por falta de planejamento administrativo, planejamento organizacional e mesmo planejamento financeiro de curto e longo prazo.

        Para alcançar metas e obter uma empresa saudável e solida no mercado é necessário planejamento em diversas áreas, principalmente financeira e administrativa.

  1. Não ter Controle Financeiro

        É fundamental que o empreendedor tenha noção de conceitos e controles financeiros. Esse é outro fator indispensável para o sucesso de uma empresa, pois, o principal motivo da mortalidade de pequenas e medias empresas é dada a falta de controle financeiro. Para que haja, sucesso no empreendimento, a empresa deve funcionar como um circulo em seus primeiros anos de vida. Agregando seus lucros em suas necessidades de existência e ainda assim recebendo, talvez, injeções financeiras de outra fonte, para que ela cresça. O chamado capital de giro, que durante os primeiros anos, é indispensável a muitas pequenas e medias empresas, até que as mesmas, tendo um bom controle financeiro, consiga caminhar sozinha e gerar lucros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com