TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CIÊNCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE APLICADA

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE APLICADA

[pic 3]

CONTABILIDADE APLICADA

Produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de média semestral às Atividades Interdisciplinares apresentados ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR – Ji- Paraná - RO, para as disciplinas do 6º semestre 2014/2.  

Ji-Paraná - RO

2014


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Contabilidade aplicada ao setor público        

2.1.1        Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF        

2.1.1.1        Relatórios resumidos de execução orçamentária - RREO        

2.1.1.1.1        Relatórios que compõe o RREO        

3        ISE-BOVESPA        

3.1        O QUE É ISE-BOVESPA        

3.2        A EMPRESA GANHA ALGO AO INTEGRAR ESSE TIPO DE ÍNDICE        

3.3        QUANTAS EMPRESAS INTEGRAM O iso-bOVESPA        

4        AGRONEGÓCIOS        

4.1        O QUE SERIA GERIR O AGRONEGÓCIO        

4.2        CONHECIMENTOS IMPORTANTES PARA UM BOM GESTOR DE AGRONEGÓCIO        

4.3        CONTABILIDADE APLICADA AO AGRONEGÓCIO – EXPANSÃO PARA A ATUAÇÃO DO CONTADOR        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

                Contabilidade Aplicada no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem organizou-se este trabalho, que busca propiciar novos conhecimentos, bem como suscitar reflexões sobre a contabilidade de um modo geral.


  1. DESENVOLVIMENTO

        A contabilidade pode ser aplicada a todas as entidades às sociedades mercantis como as civis, inclusive as associações civis com ou sem fins lucrativos. Vale ressaltar que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se aos micro e pequenos negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas. Para desenvolver essa atividade será elaborado um texto que contemple os seguintes tópicos: a) contabilidade aplicada ao setor público; b) índice de sustentabilidade empresarial; c) agronegócios; relacionados a Contabilidade Aplicada.

  1. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

                A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial das entidades do setor público.

                O objetivo da Contabilidade do setor Público e fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, a adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social

  1. Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF

                A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), oficialmente Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, é uma lei brasileira que tenta impor o controle dos gastos de estados e municípios, condicionado à capacidade de arrecadação de tributos desses entes políticos (COSTA, 2009). Tal medida foi justificada pelo costume, na política brasileira, de gestores promoverem obras de grande porte no final de seus mandatos, deixando a conta para seus sucessores. A LRF também promoveu a transparência dos gastos públicos.

                A lei obriga que as finanças sejam apresentadas detalhadamente ao Tribunal de Contas (da União, do Estado ou dos Municípios). Tais órgãos podem aprovar as contas ou não. Em caso das contas serem rejeitadas, será instaurada investigação em relação ao Poder Executivo em questão, podendo resultar em multas ou mesmo na proibição de tentar disputar novas eleições (COSTA, 2009). Embora seja o Poder Executivo o principal agente responsável pelas finanças públicas e, por isso, o foco da Lei de Responsabilidade Fiscal, os Poderes Legislativo e Judiciário também são submetidos à referida norma.

                A lei inova a Contabilidade pública e a execução do Orçamento público à medida que introduz diversos limites de gastos (procedimento conhecido como Gestão Administrativa), seja para as despesas do exercício (contingenciamento, limitação de empenhos), seja para o grau de endividamento.

                A LRF determina o estabelecimento de metas fiscais trienais. Isso permite que o governante consiga planejar as receitas e as despesas, podendo corrigir os problemas que possam surgir no meio do caminho. É como conduzir um barco: quando tem um rumo é possível planejar as manobras necessárias para se chegar até lá, mesmo que algumas sejam difíceis e tenham que ser corrigidas ao longo do caminho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (368.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com