TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Projeto de pesquisa: CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 5

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO 6

4 FONTES DE RECURSOS 7

4.1 Capital Social 7

4.1.1 Capital de terceiros 7

5 ANÁLISE DE MARCADO 8

6 DEMANDA,OFERTA,E EQUILÍBRIO DE MERCADO 9

7 ESTRUTURAS DE MERCADO 10

8 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 11

9 CONCLUSÃO........................................................................................................12

10 REFERÊNCIAS.....................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos cada vez mais pequenas e médias empresas surgem, trazendo para o mercado novos produtos, serviços, e tecnologias. Na medida em que há um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás abordagem de mecanismo que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções administrativas segundo Robbins e Decenzo, são compostas de planejamento que é considerado o principal a ser realizado dentro do processo administrativo, por organização que envolve reunir e coodernar os recursos necessários para haver estruturas , e a empresa atingir seus objetivos , havendo estabelecido o planejamento e organização é necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido .

Em função de todo esse planejamento tem que haver também o controle que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas.

3 CONCEITO DE PATRIMÔNIO

Se resgatarmos a origem do termo , percebemos que o patrimônio era entendido como a herança que os filhos recebiam dos pais, ou seja o que era herdado. Daí podemos imaginar que essa definição foi ampliada para os bens em geral herdado por uma geração de outra geração e seus novos abragentes significados. Encontramos diversas definições do patrimônio tanto no sentido mais tradicional, quanto no contexto revicionista dessa definição tradicional, onde transparecem as discussões sobre quais bens são preservados por que e por quem. Dentre essas definições destacamos:

“Segundo Padoveze, Patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém.”

“ Fábio Besta, seguidor de Francesco Villa, superou o mestre em seus ensinamentos . Demonstrou o elemento fundamental da conta , o valor, e chegou , muito perto de definir patrimônio como objeto da contabilidade.”

“Foi Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Besta, quem pela primeira vez, em 1923, definiu patrimônio como objeto da contabilidade. Chamando atenção para o fato de que a contabilidade é muito mais que mero registro; é um instrumento básico de gestão”.

4 FONTES (ORIGENS) DE RECURSOS

4.1 CAPITAL SOCIAL

Corresponde ao investimento inicial efetuado pelos sócios, acrescido dos aumento de capital pela incorporação de reservas ou injeção de novos recursos. Capital social é o mesmo que capital nominal.

4.1.1 CAPITAL DE TERCEIROS

Corresponde as dívidas contraídas pela empresa. Recursos provenientes de terceiros. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas de tributos à pagar.

5 ANÁLISE DE MERCADO

Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, as concorrências, e os fornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio de pesquisa de mercado.

Esta pesquisa consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente, ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistente que, somadas à experiências e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.

6 DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO

Na microeconomia, ou teoria de preços é a parte da economia que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados em quais operam.

Demanda ou procura é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num período.

A oferta é a quantidade de determinado bem ou serviço que os produtores e vendedores desejam vender em determinado período. O preço em uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela procura.

O equilíbrio de mercado de um bem ou serviço é um ponto único, no qual a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual á quantidade que os produtores desejam vender. Quando ocorre excesso de oferta, os vendedores acumularão estoques não planejados e terão que diminuir seus preços, concorrendo pelos escassos consumidores. No caso de excesso de demanda, os consumidores estarão dispostos a pagar mais pelos produtos escassos.

Consumidores e empresas, sem quaisquer interferências do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posição de equilíbrio, mediante o mecanismo de preços, ou seja, da lei da oferta e procura.

7 ESTRUTURAS DE MERCADO

Estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com