TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE AMBIENTAL

Por:   •  28/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBÉIS

CONTABILIDADE AMBIENTAL

        

São Luís

2014


[pic 1]

CONTABILIDADE AMBIENTAL E A EVIDENCIAÇÃO DOS GASTOS NA EMPRESA

Trabalho elaborado por aluno do sétimo período do curso de ciências contábeis, como requisito para a obtenção da 1º nota da disciplina TCC.

                                                Orientador: Regina Célia.

        

São Luís

2014


SUMÁRIO

           

1      INTRODUÇÃO        

1.1   Tema        

1.2   Problema        

1.4   Objetivos        

1.4.1 Objetivo geral        

1.4.2 Objetivos específicos        

1.5   Justificativa        

2     REFERENCIAL TEÓRICO        5

3     METODOLOGIA        

3.1  Tipo de pesquisa        

3.3  Instrumentos de coleta de dados        

4     RECURSOS        

5    CRONOGRAMA        1

      REFERÊNCIAS        

 


1. INTRODUÇÃO

A conscientização na prevenção do meio ambiente não é mais somente dos órgãos responsáveis pelo tal. Porém as empresas, governos e a sociedade como todo tenham um grande papel nessa prevenção. Vista nisso, sócios e gestores estão cada vez mais conscientes de que deve existir entre a empresa e todos como uma forma geral com a natureza uma convivência harmônica e de que é preciso coexistir com o meio ambiente sem afeta-lo negativamente. Logo, governos associações de classe, grandes empresas e outras instituições patrocinam, hoje, campanhas para a preservação da natureza.

Este cuidado com a natureza, no entanto, embora seja este um beneficio para a empresa e para a comunidade em geral trás junto a isto consequências para ambas as partes, gerando gastos aumentando seus investimentos e, muitas vezes, gerando passivos ambientais. Em termos contábeis, passivos representa as obrigações das empresas com terceiros que, mesmo sem uma cobrança formal ou legal devem ser conhecidas pelos empresários.

Além disso, e da função de controlar os registros e investimentos da empresa, a contabilidade ambiental tem função de orientar o empresário a consumir de forma coerente os recursos naturais. Fornecendo dados para os gestores para que ocorra a conservação do meio ambiente, logo este é o nosso maior capital.

1.1 Tema

Contabilidade ambiental e a evidenciação dos gastos na empresa.

1.2 Problema

Toda e qualquer empresa tem como objetivo ser sustentável, principalmente pelo contexto mundial em que nos encontramos, mas o que ainda falta aos sócios é a visão de que a empresa só será de fato sustentável se combinar o retorno econômico com as suas obrigações sociais e ambientais.

Muitas empresas buscam a sustentabilidade para ser o diferencial, uma vantagem competitiva oferecendo algo que a faça melhor para que isso permita a sua sobrevivência e crescimento. Assim esse tipo de pratica é fundamental para auxiliar os gestores nesta tarefa de demonstrar a responsabilidade ambiental da empresa por relatórios contábeis exemplificando os gastos com o controle ambiental, sendo também o instrumento de comunicação entre a empresa e a sociedade, no âmbito ambiental está inserida na avaliação patrimonial observando os riscos e benefícios ambientais para conscientizar os usuários das demonstrações contábeis sobre a conduta administrativa e operacional da empresa sobre a questão.

 A contabilidade ambiental contribui de forma positiva no campo de proteção ambiental com dados resultantes das interações de entidades que usam e/ou exploram o meio ambiente o “x” da questão é de que forma são captadas e escrituradas todas essas informações? o problema que será alvo dessa investigação será “Qual o nível de desenvolvimento da contabilidade ambiental nas empresas e quais são as dificuldades na escrituração da contabilidade voltada para uma sociedade sustentável?”.

1.4 Objetivos

1.4.1 Objetivo geral

Indicar as dificuldades no controle e evidenciações da contabilidade ambiental, tendo em vista o aumento da necessidade das empresas em demonstrar a preocupação em controlar os gastos com a manutenção da biodiversidade e com o consumo responsável evitando todo o tipo de desperdício e degradação.

1.4.2 Objetivos específicos

  • Compreender o que é contabilidade ambiental;
  • Analisar as evidenciações contábeis;
  • Compreender as demonstrações financeiras;
  • Identificar as dificuldades encontradas pelas empresas em evidenciar e controlar seus gastos ambientais;
  • Conhecer a legislação ambiental brasileira;

1.5 Justificativa

As empresas, como parte da sociedade, estão sendo pressionadas a cumprirem metas ambientais, além das econômicas, demonstram que além do retorno financeiro gerado ao acionista, também estão gerando retorno ambiental e social às comunidades onde estão inseridas. A partir desse pressuposto as evidencias devem ser analisadas com uma enorme atenção já que elas possuem o papel de demonstrar os itens financeiros relacionados ao meio ambiental sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (188.6 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com